fbpx

Mais do que um hobby, aprender inglês é, hoje em dia uma necessidade. A globalização derrubou fronteiras e transformou definitivamente o mercado laboral e aquilo que ele pede.

Basta uma rápida pesquisa pelos sites de anúncios de emprego que o inglês já não é um extra, mas sim um dos principais requisitos para alguém conseguir um posto de trabalho. O mercado deixou de ser essencialmente nacional para se entregar ao mundo e, como todos sabemos, o inglês é a língua franca por excelência no universo internacional.

Se não tem tempo ou chega a casa cansado demais tornar a sair para frequentar um curso de inglês de forma presencial, a solução pode estar, literalmente, ao alcance da sua mão.

Com uma ligação à Internet no seu PC ou smartphone, encontra no YouTube centenas de cursos de inglês que lhe vão ensinar, de forma divertida e gratuita, todos os segredos da língua de Shakespeare.

Para lhe facilitar ainda mais a vida, apresentamos de seguida sete dos melhores canais de YouTube onde pode aprender inglês. Let´s Go!

 

Melhores Canais de YouTube para aprender inglês

 

O primeiro curso de inglês via YouTube tem o selo de qualidade BBC e chama-se BBC Learning English. Diariamente, este canal publica uma nova aula desenhada para ajudá-lo a aprender inglês da forma mais fácil e natural possível através de uma grande variedade de formatos.

De modo a tornar toda a experiência ainda mais enriquecedora, este curso de inglês oferece, igualmente, o elemento informativo BBC News Review, no qual jornalistas mostram-lhe como utilizar a língua, desde as notícias mais recentes, ao Inglês do dia-a-dia através de exemplos noticiosos e históricos.

Se tem crianças a seu cargo e elas também estão interessadas em estudar inglês, para além do canal de YouTube, o site da BBC Learning English oferece recursos especificamente preparados para crianças.

A ideia deste canal partiu da emissora de rádio internacional Voice of America e traz-nos noticiários legendados com linguagem simplificada e a uma velocidade mais lenta de modo a incentivar a aprendizagem do inglês americano.

Os temas utilizados são atuais e permitem que, a partir de casa, melhore as suas competências linguísticas e se familiarize com as notícias dadas em inglês.

Quanto mais fácil e divertido for o processo de aprendizagem de uma língua, mais simples será a aprendizagem.

É exatamente isto que o canal de YouTube do inglês Mr. Duncan oferece. Três dias por semana, de forma gratuita, este apaixonado pela língua de Shakespeare regala-nos com aulas em direto através do seu canal que, de uma forma divertida, se focam em tópicos tão diversos como a gíria, noticias, moda e até instintos de sobrevivência. 

Quem não puder assistir às aulas, pode sempre tirar proveito dos vídeos que, continuando a boa onda das aulas, se focam mais na parte prática da língua e como é falada, em vez de entrar nos detalhes da gramática.

Através do seu canal de YouTube, a professora Jennifer ensina-lhe inglês americano de forma paciente e clara através de vídeos de aulas, e outros recursos, que incluem todos os elementos essenciais da aprendizagem da língua: compreensão auditiva e oral, leitura, escrita, gramática, vocabulário, pronúncia e cultura americana.

Os vídeos estão agrupados por playlists, o que torna o acompanhamento e aprendizagem do inglês mais fácil e coerente. 

Agrupados por área temática, os vídeos disponibilizados pelo canal de YouTube do Oxford Online English vão desde o ensino do vocabulário à utilização dos tempos verbais, passando, claro está, pela voz passiva e sinais de pontuação. 

Especialmente concebido para quem se está a iniciar ou tem poucas bases de inglês, as explicações são fáceis de compreender e os vídeos incluem texto que resume os conteúdos abordados.

Para além destes recursos, o aluno pode e deve aproveitar para visitar o canal Oxford Dictionaries, onde poderá encontrar curiosidades várias sobre o inglês.

Este canal foi concebido a pensar nas crianças, mas tal não significa, caso esteja a zeros na língua, que não possa fazer dele o seu primeiro curso de inglês.

Criado por professores experientes, músicos e autores de livros infantis, o Fun Kids English está cheio de vídeos de animação educacionais em Inglês e de canções que ficam no ouvido.

Cada um dos novos vídeos, publicados todas as semanas, foi desenhado para, entre outras coisas, ajudar crianças mais e menos graúdas a aprender o alfabeto, fonética, animais, comida, cores, ações, transportes e empregos.

Para quem já consegue perceber, falar e escrever inglês, o canal TED-Education oferece uma excelente, extensa e gratuita panóplia de vídeos que lhe permitirá aprimorar os seus conhecimentos da língua em temas tão distintos como música, cinema, politica, história ou até filosofia.  

Os recursos disponibilizados são úteis, por exemplo, se pretende explorar vocabulário e colocar à prova a compreensão oral.