Gostaria de apostar na sua formação, mas não tem disponibilidade financeira para frequentar um curso que tenha de pagar? Saiba que existem cursos financiados que pode frequentar.

Em Portugal existe uma oferta variada de formações financiadas em que cada uma delas exige certificações ou equivalências específicas, assim como determinados requisitos de acesso.

Fique connosco e saiba que tipos de cursos financiados existem perto de si.

O QUE SÃO CURSOS FINANCIADOS?

São formações cujos custos são suportados pelo Estado Português e que, por esse motivo, podem ser frequentados gratuitamente por parte dos formandos.

Em alguns casos, mediante a análise da situação social e económica do candidato, este, além de estar isento de pagar inscrição e propinas dos cursos financiados, pode ainda ser remunerado por frequentá-los, na forma de subsídio de alimentação, transporte ou alojamento.

Assim, estes cursos são ideais para quem pretender terminar um ciclo de estudos e obter formação numa determinada área e também para todos os que já tenham obtido formação e queiram obter novos conhecimentos nas mais diversas áreas.

formandos em cursos financiados

Quem pode frequentar estes cursos?

A maioria da oferta de cursos financiados destina-se a pessoas que não completaram a escolaridade obrigatória. Porém, existem cursos até para pessoas com formação superior.

No fundo, qualquer pessoa que cumpra os requisitos em baixo referidos, pode frequentar um curso financiado, basta que tenha vontade de aprender sempre mais.

Podem beneficiar:

  • Licenciados com idade inferior a 35 anos;
  • Pessoas que queiram completar o 6.º, 9.º ou 12.º anos de escolaridade.

Como escolher o curso certo para mim?

Os critérios de admissão aos cursos financiados variam de acordo com o tipo de curso que pretende frequentar (duração, nível de qualificação e escolaridade que confere, entre outros aspetos).

Por isso, recomendamos que se dirija ao Centro de Emprego da sua área de residência para consultar a oferta formativa existente atualmente.

Pode ainda recorrer aos antigos Centros Novas Oportunidades, agora convertidos em Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), para que um técnico possa fazer o diagnóstico da sua situação (idade, nível de escolaridade, experiência profissional e situação económica e social) e encaminhá-lo para a oferta formativa que melhor corresponde às suas necessidades.

CURSOS FINANCIADOS POR ÁREAS GEOGRÁFICAS

Como já referimos, se está a pensar em realizar um curso financiado deve sempre dirigir-se ao Centro de Emprego da sua área de residência para que possa consultar a oferta formativa que existe atualmente.

No entanto e tendo em consideração o fácil acesso às tecnologias que existe hoje em dia, tudo isto tornou-se muito mais simples através da internet.

Para o ajudar, fizemos uma listagem com alguns cursos financiados, por áreas geográficas, que irão começar ainda este ano. Tome nota.

Cursos Financiados no Porto

  • Técnico de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas: este é um curso inserido na área de construção e reparação de veículos a motor, promovido pelo Serviço de Formação Profissional do Porto e destinado a todos os que tenham habilitação mínima igual ou superior ao 9º ano e inferior ao 12º ano;
  • Operador de Informática: a área de formação deste curso em horário laboral é Ciências Informáticas e para que o possa frequentar basta que tenha 18 anos. A certificação é de 9º ano, nível 2;
  • Social Media: o curso de Social Media está enquadrado na área do Marketing, Publicidade e Visual Merchandising e o horário é pós-laboral/25 horas;

Cursos Financiados em Lisboa:

  • Técnico Administrativo – Aprendizagem: enquadrado na área de Secretariado e trabalho administrativo, este curso é destinado a jovens até aos 24 anos, à procura do 1º emprego ou novo emprego, com o 9º ano de escolaridade;
  • Técnico de apoio a Gestão Desportiva: inserido na área de Desporto, o curso é destinado a todos os que tenham habilitações iguais ou superiores ao 9º ano e inferiores ao 12º ano;
  • Programador de Informática: para que possa frequentar este curso deve ter idade igual ou superior a 18 anos, com o 12º ano de escolaridade completo. Os candidatos entre os 18 e os 22 anos e/ ou os desempregados de longa duração (+ de 1 ano) têm de estar inscritos no Centro de Emprego.

Cursos Financiados em Coimbra:

Cursos Financiados em Faro:

  • Operador de Manutenção Hoteleira: promovido pelo Serviço de Formação Profissional de Faro, este curso tem a duração de 25 horas e disponibiliza um Certificado de Qualificações no final;
  • Técnico Comercial: o curso de Técnico Comercial tem uma duração de 50 horas e destina-se a todos os que tenham habilitações inferior ao 9.º ano – Nível 2 ou Igual ou superior ao 9.º ano – Nível 4.

DESVANTAGENS

O único “senão” deste tipo de cursos é a sua escassez. A verdade é que, sendo financiados a nível europeu, os centros de formação viram reduzir a oferta formativa aquando do início da situação de crise atravessada pelo país.

Por esse motivo, é dada prioridade aos candidatos com menos escolaridade e/ou que se encontrem em situação de desemprego há mais tempo! Para tentar contornar esta situação, recomendamos que se inscreva o quanto antes no Centro de Emprego da sua área de residência e que contacte regularmente a entidade formadora onde serão lecionados os cursos da sua preferência.


Like it? Share with your friends!



RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

Receber ofertas e comunicações por email?

SimNão

Ao registar-se irá receber o nosso e-book