O que é um Auxiliar de Veterinária?

Um Auxiliar de Veterinária possui um papel imprescindível em qualquer clínica ou hospital, devido a todo o apoio que dá aos veterinários. Este profissional possui um papel de enfermeiro dos animais, considerado o braço direito de qualquer médico veterinário. Os especialistas desta área aconselham, no mínimo, a assistência de um auxiliar por cada veterinário que exerça numa clínica ou hospital.

Tal como o nome indica, a sua missão é auxiliar, ou seja, ajudar o veterinário. É este o principal responsável que toma conta dos animais sob a orientação de um médico veterinário. Quando um animal se encontra dentro de uma clínica ou hospital veterinário, é o Auxiliar de Veterinária que desempenha inúmeras atividades fulcrais para o seu bem-estar, bem como, também realiza distintas funções para o adequado funcionamento do estabelecimento.

O Auxiliar de Veterinária ajuda no processo de receção do animal, na manutenção das condições de higiene e limpeza e, ainda, em toda a arrumação das salas de intervenção. Para além disso, este profissional prepara os animais para serem observados e tratados, assim como, prepara todos instrumentos e equipamentos necessários para a sua consulta/ intervenção.

Esta é uma profissão considerada mais operacional do que a exercida por um veterinário e, além do mais, um Auxiliar de Veterinária não precisa de ter uma licenciatura para praticar esta mesma profissão, geralmente é necessário a realização de um curso nesta área.

Funções de um Auxiliar de Veterinária

Será que tem conhecimento das tarefas mais importantes desempenhadas por um Auxiliar de Veterinária? É exatamente nesse ponto que nos iremos focar agora.

As principais funções que um Auxiliar de Veterinária pode realizar, são as seguintes:

  • Assistir o veterinário nas diversas atividades de assistência médica, diagnósticos, urgências e cirurgias
  • Deixar pronto todo o material que o médico veterinário necessita para realizar as suas intervenções clínicas
  • Preparar a sala de tratamentos cirúrgicos, o laboratório, a farmácia, o consultório e o espaço de hospitalização utilizado
  • Efetuar uma gestão e controlo de stock
  • Atendimento ao cliente, assim como, desempenho de tarefas administrativas
  • Receber e preparar os animais para as suas consultas ou tratamentos e realizar a sua hospitalização

Setor em Crescimento: Maior preocupação com os animais

Este é, sem dúvida alguma, um setor em fase de crescimento, devido à maior preocupação que as pessoas têm tido com a saúde e bem-estar dos seus animais. É por esta mesma razão, que se deseja ingressar uma nova carreira nesta área, não se preocupe, pois, hoje em dia, representa um investimento seguro.

Segundo um estudo de mercado realizado, existem à volta de 5,8 milhões de animais em Portugal e mais de metade dos lares portugueses (cerca de 54% das habitações) possuem, pelo menos, um animal de estimação. Neste estudo, ainda conseguimos aferir que, em Portugal, existem 2,1 milhões de cães e 1,2 milhões de gatos, aos quais os portugueses despendem, por ano, cerca de 500 milhões de euros somente em alimentação para estes dois animais.

Para além disto, à medida que o tempo vai passando, vai-se verificando uma preocupação mais assente nos direitos dos animais, sendo uma das principais questões de debate público em todo o mundo. Esta maior preocupação, leva a que os donos dos animais procurem cada vez mais estabelecimentos que proporcionem um melhor bem-estar e saúde para os seus animais, tentando assegurar-lhes uma melhor qualidade de vida. As pessoas não se importam de pagar um pouco mais se o serviço oferecido tiver melhor qualidade, apenas querem assegurar que o seu animal de estimação se encontra em boas mãos.

Com isto, se a procura destes estabelecimentos aumenta, consequentemente, aumenta também a oferta de emprego nesta área, procurando-se com uma maior frequência profissionais que possuam um Curso de Auxiliar de Veterinária, para exercer esta função.

Conheça o Curso de Auxiliar de Veterinária na Master D

Assim sendo, investir nesta profissão é uma mais valia e, para tal, é exigido um curso neste ramo de atividade. Se deseja ingressar num Curso de Auxiliar de Veterinária e não sabe qual escolher no meio de tanta oferta, nós ajudamos. A Master D é a solução ideal para si, uma vez que consiste num centro de formação que neste momento possui uma nova formação nesta área, o Curso de Auxiliar de Veterinária. Este centro de formação aposta na efetividade e qualidade dos seus cursos e o Curso de Auxiliar de Veterinária é a prova disso.

O principal objetivo do curso é preparar profissionais suficientemente preparados para prestar auxílio a médicos veterinários, no âmbito da prestação de cuidados de higiene e saúde a animais de estimação.

Uma enorme vantagem da realização do Curso de Auxiliar de Veterinária na Master D, foca-se na possibilidade deste ser realizado em diversas modalidades, isto é, o curso pode ser feito:

  • Totalmente à distância, através da vertente 100% online
  • Semi-Presencial, ou seja, com uma vertente digital e outra presencial
  • Totalmente presencial, tendo a oportunidade de ser realizado em diversos pontos do país

Saídas Profissionais

Depois de realizar um Curso de Auxiliar de Veterinária na Master D, poderá vir a exercer funções referentes à área de:

  • Auxiliar de Veterinária
  • Pet sitter
  • Operador comercial em Pet Shops

Locais para trabalhar como Auxiliar de veterinário

  • Clínicas e hospitais veterinários
  • Estabelecimentos de recolha de animais
  • Canis e gatis
  • Hotéis para animais
  • Centros de estética animal
  • Lojas de produtos especializados
  • Serviços de Pet sitting

Deseja mais informações sobre o curso de Auxiliar de Veterinário?


Like it? Share with your friends!