O que é a Gestão Agrícola?

Gestão Agrícola engloba todo o processo de gestão de uma determinada produção agrícola, ou seja, desde a aquisição de materiais, até ao investimento realizado em mão de obra. Todo este procedimento deve ser bem pensado, tendo por base um projeto de gestão estipulado.

A Gestão Agrícola não é nenhuma novidade, esta profissão já existe há muitos anos, desde o surgimento da agricultura. No entanto, com o passar do tempo, tem vindo a sofrer diversas alterações e atualizações, estando cada vez mais modernizada. Com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade, os agricultores/empresários agrícolas buscam no Curso de Gestão Agrícola os conhecimentos necessários para tal.

Esta atividade tem vindo a crescer ao longo dos anos, uma vez que houve um aumento da procura de alimentos, tanto vegetais como animais, proporcionado pelo aumento exponencial da população mundial e sucessivo crescimento dos mercados globais.

Setor Agrícola

Como já pudemos constatar, o Setor Agrícola tem vindo a crescer com o passar do tempo. Segundo a Master D, este setor “tem vindo a revelar-se como uma opção atrativa para novos projetos, seja por parte de agricultores já estabelecidos ou de jovens e empreendedores”. É notável o interesse que o Setor Agrícola tem suscitado nos jovens profissionais portugueses, sendo este um setor que pode possibilitar novas alternativas de negócio para inúmeros profissionais qualificados.

O exponencial crescimento do setor e das empresas agrícolas tem sido provocado pela sua grande transformação digital. A Revolução Tecnológica presente neste setor, a também designada de Revolução Agrícola 4.0, aumenta a produtividade, fazendo com que se produza mais e melhor.

Apesar de muitas empresas portuguesas destacarem-se no mercado, existem outras que estão a ficar para trás devido à sua desconfiança perante a revolução digital.

Em Portugal, tem havido um aumento extraordinário do apoio à inovação dado às empresas agrícolas, um fator fundamental para a modernização do setor, fazendo com que as empresas se tornem cada vez mais eficientes, rentáveis e competitivas no mercado.

Destaca-se o facto desta Revolução Tecnológica, ter como principal objetivo ajudar nas dificuldades mais sentidas pelos agricultores, ajustando as diversas tecnologias e soluções aos devidos problemas encontrados.

Gestão Agrícola: uma agricultura sustentável

Conheça agora um ponto fundamental que está a mudar o mundo, a constante preocupação com a sustentabilidade.

Atualmente, a sociedade está cada vez mais focada neste ponto e ao investir num Curso de Gestão Agrícola está a garantir um futuro sustentável para este setor. Com o elevado crescimento tecnológico que se tem sentido na agricultura e com o conhecimento científico, é mais fácil conseguir otimizar todos os processos e efetuar uma agricultura mais consciente e amiga do ambiente.

Posto isto, é importante deixar bem claro que a sustentabilidade é, hoje em dia, um fator crucial para o setor da agricultura. Através da gestão agrícola que se vai permitir controlar todas questões relacionadas com as formas mais sustentáveis de se executar um plano de negócios nesta área.

Um gestor agrícola necessita de elaborar um plano de negócio centrado nas diretrizes que observam e preservam o meio ambiente, protegendo os recursos indispensáveis para a natureza.

Porque devo Investir num Curso de Gestão Agrícola na Master D

Sente ente que esta é a altura ideal e deseja tirar um Curso de Gestão Agrícola, mas não sabe qual o sítio mais indicado para o fazer, nós ajudamos. O Curso de Gestão Agrícola na Master D é a solução ideal para si.

Este curso tem a vantagem de incluir:

  • Uma Bolsa de Estágio que facilita acesso ao mercado de trabalho, dando a oportunidade do formando pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso
  • Um Tutor Especializado na área da gestão agrícola
  • Uma Bolsa de Emprego, onde pode aceder de forma prática, fácil e grátis
  • Um Campus Virtual, que corresponde a uma comunidade de aprendizagem online

Outra mais valia do Curso de Gestão Agrícola na Master D, é a possibilidade deste ser realizado em diversas modalidades, isto é, o curso pode ser feito:

  • Totalmente à distância, através da vertente 100% online
  • Semi-Presencial, ou seja, com uma vertente digital e outra presencial
  • Totalmente presencial, tendo a oportunidade de ser realizado em diversos pontos do país

Quem deve investir num Curso de Gestão Agrícola na Master D

É aconselhado para as pessoas que pretendem adquirir maiores e melhores conhecimentos sobre gestão, direcionado para atividades agrícolas e meio rural.

Este curso pode ser um bom investimento para quem deseje estar melhor preparado para a sua carreira no meio agrícola e obter competências que auxiliem toda a gestão e criação de um projeto inserido nesta área.

O Curso de Gestão Agrícola também é uma mais valia para profissionais que já trabalhem neste meio e que queiram enriquecer e atualizar os seus conhecimentos.

Capacidades adquiridas após conclusão do curso

  • Efetuar uma análise das consequências de inúmeras condicionantes mesológicas nas produções agrícolas
  • Fazer o planeamento anual, assim como, os orçamentos para as diversas atividades agrícolas
  • Gerir as atividades envolventes numa empresa agrícola, através da utilização de recursos disponíveis de forma sustentável e responsável
  • Desenvolver técnicas de marketing nos projetos elaborados, de forma a torná-los mais interessantes e atrativos
  • Atuar sempre de acordo com a legislação e Políticas Agrícolas exigidas.

Saídas Profissionais

  • Gestor Agrícola, ou seja, exercer funções de gestor em diversas empresas ligadas ao setor agrícola
  • Responsável de exploração agrícola
  • Responsável de produção e/ou aprovisionamento de uma exploração agrícola
  • Empreendedores no meio agrícola
  • Técnico agrícola

Locais onde um Gestor Agrícola pode exercer

  • Diversas empresas inseridas no setor agrícola
  • Empresas que comercializam produtos agrícolas
  • Espaços comerciais relacionados com o ramo da agricultura
  • Associações de agricultores e cooperativas agrícolas
  • Negócios próprios ligados à agricultura

Considera que esta é a profissão perfeita para si e deseja saber sobre o Curso de Gestão Agrícola?


Like it? Share with your friends!