O que é a Manutenção Industrial?

Como o próprio nome indica, a Manutenção Industrial corresponde à Manutenção e Reparação de máquinas industriais que, caso não sejam acompanhadas por profissionais devidamente qualificados, poderão originar prejuízos de valores elevados.

Quando uma máquina deixa de trabalhar por alguma falha, durante o processo de fabrico de um determinado produto, todo esse processo acaba por ser interrompido. É nessa determinada altura que o profissional de Manutenção Industrial entra em ação. Assim, este profissional procura solucionar o problema existente, tentando minimizar o prejuízo da empresa prejudicada.

Com isto, o objetivo da Manutenção Industrial passa por conseguir dar uma maior durabilidade e menor número de erros às máquinas industriais durante o processo de fabrico.

A Importância da Manutenção Industrial para o Mercado

A Manutenção Industrial tem vindo a ter uma importância cada vez maior no mercado atual.

Uma avaria numa máquina industrial pode chegar a dar prejuízos de centenas, milhares ou milhões de euros para uma empresa. A produtividade da mesma irá sempre sofrer um corte cada vez que uma máquina avariar ou começar a produzir produtos defeituosos. 

Muitas das vezes, há muito mais a perder com as falhas das máquinas industriais do que apenas o lucro da empresa. Há casos de indústrias que podem arriscar a segurança dos seus trabalhadores, da população e do meio ambiente, como, por exemplo, a indústria farmacêutica e química. Por este motivo, é essencial que todas as máquinas industriais estejam em perfeitas condições, pois o mínimo erro, poderá ser fatal.

Porque devo Apostar num Curso de Manutenção Industrial

Atualmente, estamos perante a Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial. Altura onde sistemas ciber-físicos deveras complexos têm a capacidade de se gerir a si próprios de maneira quase autónoma. Quando existe uma avaria numa máquina, toda a linha de produção fica comprometida, sendo necessário a ajuda de um profissional qualificado para a sua reparação. Com isto, podemos perceber que a Indústria, apesar da sua constante evolução e inovação, está cada vez mais dependente da Manutenção Industrial, pois nesta área parar é sinónimo de elevado prejuízo.

Esta é a razão pela qual deve apostar num Curso de Manutenção Industrial, pois esta é uma área com bastante procura no meio profissional, ao qual diferentes tipos de indústrias, não conseguem sobreviver sem. Ao apostar neste curso, estará a investir na sua vida profissional.

Master D: a melhor opção para um Curso de Manutenção Industrial

Depois de toda esta explicação, sente que esta é a altura ideal para apostar num Curso de Manutenção Industrial, mas não sabe qual o sítio mais indicado para o fazer? Nós ajudamos. O Curso de Manutenção Industrial na Master D é a solução mais acertada para si.

A Master D consiste num centro de formação que aposta na eficiência, na eficácia e na qualidade dos seus cursos e o Curso de Manutenção Industrial é a prova disso. Este curso tem como objetivo transmitir todos os conhecimentos e competências técnicas aos seus alunos, tornando-os capazes de proceder para a execução, instalação e manutenção de aparelhos eletrónicos em empresas de Manutenção Industrial e eletromecânicos.

Vantagens de realizar um Curso de Manutenção Industrial na Master D

  • Uma Bolsa de Estágio que facilita acesso ao mercado de trabalho, dando a oportunidade do aluno pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso
  • Um Tutor Especializado na área da Manutenção Industrial
  • Uma Bolsa de Emprego, onde pode aceder de forma prática, fácil e grátis
  • Um Campus Virtual, que corresponde a uma comunidade de aprendizagem online
  • Diversos Casos Práticos, de forma a preparar os alunos simulando para situações presentes na vida real

Capacidades Adquiridas Após a Conclusão do Curso

  • Realizar instalações de baixa tensão de órgãos de proteção e instrumentos de medida
  • Compreender e efetuar a montagem e instalação de aparelhagens de automação e equipamentos eletrónicos e eletromecânicos
  • Proceder à manutenção de sistemas elétricos, eletrónicos e eletromecânicos
  • Realizar relatórios e tratar de documentação técnica referente à atividade desenvolvida

Saídas Profissionais

  • Operador de manutenção industrial
  • Comercial de equipamentos industriais

Locais onde um profissional de Manutenção Industrial pode exercer

  • Fábricas de manutenção industrial
  • Fábricas de automação industrial
  • Empresas de componentes elétricos e eletrónicos
  • Empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial
  • Institutos e Centros de pesquisa, de forma a desenvolver novas formas e instrumentos de manutenção

Considera que esta é a profissão perfeita para si? Deseja melhorar os seus conhecimentos e competências na área da Manutenção Industrial?


Like it? Share with your friends!