É verdade, tirar um Curso de Pastelaria em Portugal está na Moda. A área da Pastelaria tem vindo a sofrer diversas alterações ao longo dos anos e tem vindo a evoluir substancialmente. À medida que os anos passam, as técnicas vão mudando e os pasteleiros são obrigados a estarem constantemente atualizados, tendo que se adaptar às novas transformações.

Tendências da Pastelaria

As novas tendências da pastelaria estão relacionadas com a inovação, criatividade, novos sabores e sensações através dos ingredientes e, ainda, o aspeto visual. Esta última característica é muitíssimo importante, uma vez que as pessoas dão cada vez mais importância à aparência física do produto, referindo que adoram “comer com os olhos”. Este também pode ser chamado um fator revolucionário da pastelaria.

                  Outro fator característico das novas tendências da pastelaria e do ramo alimentar como um todo, foi a valorização da promoção da área da saúde e do bem-estar. Esta indústria tem vindo a fazer um esforço bastante significativo nas medidas de redução de ingredientes indesejáveis, tais como o sal, os açúcares e as gorduras nas receitas confecionadas para, desta forma, conseguirem dar resposta à procura mais exigente e esclarecida que se tem vindo a verificar por parte dos consumidores atuais. Estes também têm vindo a procurar cada vez mais os produtos com maior uso de frutas e novos sabores.

Pastelaria biológica?

                  Para além disso, ainda numa vertente das preocupações a níveis alimentares, hoje em dia, os consumidores estão dispostos a pagar mais para consumirem produtos biológicos e de boa qualidade. É devido a esta procura por parte dos consumidores que os produtos biológicos na pastelaria têm vindo a crescer consideravelmente, tanto na pastelaria tradicional, como na pastelaria industrial.

                  Uma outra tendência na pastelaria que tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido à criatividade e estilo presentes no setor, é a sua relação com a alta costura e com o design. A criatividade constante dos pasteleiros não se está apenas a concentrar nas texturas e sabores, mas também está a incluir a moda e o design. Através do trabalho conjunto entre chefes, costureiros e designers, os bolos confecionados tornam-se belíssimas obras de arte e entram numa nova dimensão sensorial.

Razões para frequentar um Curso de Pastelaria

A pastelaria portuguesa é uma arte muito rica em tradição e história que tem vindo a evoluir nos últimos anos. Para acompanhar esta mudança, é necessário estar em constante aprendizagem e ter um elevado nível de dedicação à profissão. Esta é uma das principais razões para os profissionais de pastelaria apostarem bastante na sua formação profissional. Eles consideram esta constante preocupação um investimento que, a longo prazo, contribui para uma melhoria e acréscimo de valor profissional e financeiro.

Numa perspetiva da empresa, os cursos de pastelaria também origina uma competitividade saudável dentro da área. Já na perspetiva do pasteleiro, o contínuo investimento em formação proporciona também uma valorização pessoal e profissional. Desta forma, o pasteleiro adquire vantagens diferenciadoras enquanto profissional que se encontra inserido no mercado de trabalho ou à procura de emprego.

O mundo da pastelaria não é para todos. Atualmente os profissionais de pastelaria são procurados pela sua excelência, perfeição e também pela sua criatividade e inovação presentes na produção alimentar a nível de sabores, ingredientes, combinações e decorações. Porque também o aspeto visual é um fator fundamental na tomada de decisão no ato da compra.

                  Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a profissão de pasteleiro exige muitas horas de dedicação, portanto este é um curso que apenas é tirado por pessoas que adoram esta profissão. A pastelaria ocupa muitas horas de trabalho, assim como fins-de-semana, mas quando trabalhamos no que realmente gostamos tudo vale a pena.       

Saídas Profissionais do Curso de Pastelaria

Antes de realizar um curso, seja ele em que área esteja inserido, deve-se estar ciente das suas saídas profissionais e no caso do curso de pastelaria isso não é exceção. Para tal, damos-lhe conhecimento onde poderá vir a exercer a sua profissão depois de concluir um Curso de Pastelaria:

  • Pastelarias;
  • Restaurantes;
  • Hotéis;
  • Cruzeiros;
  • Cantinas de escolas ou hospitais;
  • Empresas de catering  e organizações de eventos;
  • Fábricas de doçaria e pastelaria.

Onde tirar um Curso de Pastelaria?

Se está à procura de um curso de Pastelaria e não sabe onde o tirar, temos a solução ideal para si. A Master D é um centro de formação que neste momento possui uma nova formação nesta área, o Curso de Pastelaria. Este centro de formação aposta na qualidade dos seus cursos e o Curso de Pastelaria é a prova disso.

“A Master D dá os ingredientes, o formando marcará o ritmo e os condimentos para conseguir a sobremesa perfeita!”

Vantagens de tirar um Curso de Pastelaria na Master D

O curso de pastelaria da Master D apresenta diversas vantagens comparativamente com outros cursos de pastelaria apresentados no mercado. Com a Master D, ficará a conhecer o sistema HACCP (Certificação da Segurança Alimentar) e, para além disso, irá ainda aprender a:

  • Ter conhecimento e saber identificar os equipamentos, utensílios e matérias primas;
  • Pôr em prática técnicas de preparação de caldas e cremes;
  • Fazer massas na pastelaria;
  • Confecionar gelados;
  • Confecionar pastelaria salgada;
  • Aplicar técnicas de pastelaria tradicional e de restaurante e, também, de pastelaria fina e moderna;
  • Desenvolver noções e funcionamento da Pastelaria  enquanto oportunidade de negócio.

Para mais informações sobre este Curso de Pastelaria na Master D clique “Saiba Mais”.


Like it? Share with your friends!