O que faz Auxiliar de Saúde?

Um Auxiliar de Saúde consiste num profissional qualificado, capaz de prestar auxílio a serviços de saúde, sob a supervisão e direção de um profissional de saúde com formação superior, intervindo na prestação de cuidados de saúde aos utentes, tendo sempre em conta a promoção da sua saúde e bem-estar.

Este profissional assegura o bom funcionamento e logística de um hospital (seja ele público ou privado), clínica, centro de saúde, lar e muitas mais instituições de saúde e bem-estar.

Os Auxiliares de Sáude desempenham variadíssimas atividades, desde aspetos ligados à higienização e limpeza dos materias e estabelecimentos, alimentação e segurança dos pacientes, até mesmo realização de algumas tarefas administrativas que possam surgir.

Estes profissionais também tentam confortar ao máximo os utentes, sendo na maioria das vezes, a principal ligação entre os pacientes e os médicos e enfermeiros.

Importância de um Auxiliar de Saúde

Os Auxiliares de Saúde têm um papel de extrema importância para os seus pacientes, na medida em que, sem eles, os doentes sentir-se-iam muito mais desamparados.

Uma das grandes qualidades que precisa de ser destacada nestes profissionais de saúde, é a sua extrema simpatia e facilidade de comunicação com os outros. Os doentes deste tipo de serviços correspondem a indivíduos mais sensíveis, debilitados e alguns pouco sociáveis, daí necessitarem de todo o carinho e atenção por parte dos profissionais que tomam conta e lidam constantemente com eles.

Devido a este auxílio que é dado pelos Auxiliares de Saúde, grande parte das vezes, os seus pacientes passam a considerá-los uma companhia que os acompanha nos tempos mais difíceis.

Estes profissionais, na grande maioria das vezes, tornam os internamentos dos pacientes mais toleráveis e agradáveis, pois um sorriso ou apenas uma palavra mais simpática que demonstre preocupação e carinho podem marcar a diferença e fazer com que estes pacientes, que se encontram em fase de recuperação longe de suas casas, sintam que não estão sozinhos e ganhem maior motivação para lutar.

Será que está preparado para ser um Auxiliar de Saúde?

Não é qualquer pessoa que pode optar por seguir esta carreira. Para se ser um Auxiliar de Saúde é necessário dispor de uma imensa dedicação e paixão por esta profissão e ter uma grande disponibilidade e vocação para a exercer.

Nem toda a gente tem capacidade para ser o braço direito de um enfermeiro ou de outro profissional de saúde com formação superior, esta profissão possui um papel bastante importante nas tarefas executadas referentes a todos os cuidados necessários a ter com os utentes diariamente.

Além do mais, esta profissão não é tarefa fácil, na medida em que requer bastante predisposição e vocação para lidar com pessoas mais fragilizadas, assim como capacidade de adaptabilidade a situações inesperadas que possam vir a surgir, às quais deve saber atuar com habilidade e tato.

O facto desta profissão pedir inúmeras tarefas desempenhas ao mesmo tempo, faz com que exija um esforço muito grande por parte de quem a pratica, não só a nível físico como também psicológico.

Funções de um Auxiliar de Saúde

Um Auxiliar de Saúde não procede apenas à prestação de cuidados de saúde, este profissional também executa algumas tarefas administrativas. Esta profissão é bastante polivalente e requer grande responsabilidade e realização de inúmeras tarefas, tais como:

  • Prestação de cuidados de higiene e bem-estar aos pacientes, com alguma supervisão de um superior técnico qualificado
  • Acompanhamento e deslocação de utentes que se encontram em macas, camas, cadeiras de rodas ou a pé fora e dentro do estabelecimento
  • Assistência aos doentes nas tarefas de alimentação
  • Precaver atitudes de perigo e acidentes
  • Auxiliar nos serviços de colheita de material para análise
  • Higienização de camas e macas e respetivas áreas de trabalho
  • Ajudar na preservação e manutenção dos equipamentos utilizados para a prestação dos cuidados dos utentes
  • Garantir condições de elevada higienização nos determinados estabelecimentos

Vantagens de tirar um Curso de Auxiliar de Saúde na Master D

Se após isto, sente que esta é a sua vocação e deseja tirar um Curso de Auxiliar de Saúde, mas não sabe qual o sítio mais indicado para o fazer, nós ajudamos. O Curso de Auxiliar de Saúde da Master D é a solução ideal para si.

A Master D consiste num centro de formação que aposta na efetividade e qualidade dos seus cursos e o Curso de Auxiliar de Saúde é a prova disso. Este curso tem a vantagem de incluir o curso de Suporte Básico de Vida (SBV), critério bastante requisitado nos processos de recrutamento e seleção para alguns trabalhos na área da Saúde.

Outra enorme mais valia da realização do Curso de Auxiliar de Saúde na Master D, foca-se na possibilidade deste ser realizado em diversas modalidades:

  • Totalmente à distância, através da vertente 100% online
  • Semi-Presencial, ou seja, com uma vertente digital e outra presencial
  • Totalmente presencial, tendo a oportunidade de ser realizado em diversos pontos do país

Capacidades adquiridas após conclusão do curso

Após término do Curso de Auxiliar de Saúde na Master D, este profissional deve ser capaz de ajudar: na prestação de cuidados de saúde e bem-estar aos pacientes; colheita e transportação de amostras biológicas; na higienização, limpeza e transporte de roupas, materiais e instrumentos; na parte logística e administrativa das diferentes entidades e serviços de saúde.

Todas estas atividades devem ser executadas sempre com a supervisão e/ou orientação de qualquer profissional de saúde com formação superior a este.

Saídas Profissionais

Depois de realizar um Curso de Auxiliar de Saúde na Master D, tem a possibilidade de exercer as seguintes funções profissionais:

  • Auxiliar de Saúde, também designado de Auxiliar de Ação Médica
  • Prestador de Cuidados Domiciliários
  • Auxiliar de Geriatria

Locais onde trabalha o Auxiliar de Saúde

  • Hospitais Públicos e Privados
  • Centros de Saúde
  • Clínicas Privadas
  • Consultórios Médico
  • Lares de Terceira Idade
  • Centros de Dia
  • Unidades de Cuidados Continuados
  • IPSS´s/ Centros de Acolhimento e Residência de Crianças
  • Unidades de Cuidados Domiciliários
  • Institutos de Estética

Considera que esta é a profissão perfeita para si? Inscreva-se já e ganhe acesso ao mercado de trabalho com a ajuda do Serviço de Inserção Laboral da Mater D.


Like it? Share with your friends!