fbpx

Esqueçam a caricatura de um idoso que passa os seus dias em frente à televisão ou a jogar cartas num jardim público, nas Universidades Seniores a idade é verdadeiramente um posto e é tratada com toda a dignidade e respeito que merece.

Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional, por isso venha connosco perceber o que é e o que oferece este tipo de universidade para idosos.

O que são Universidades Seniores?

Na prática, as universidades seniores são instituições que surgem como respostas socioeducativas que visam criar e dinamizar regularmente atividades nas áreas sociais, culturais, do conhecimento, do saber e convívio, a partir dos 50 anos de idade, prosseguidas por entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A grande meta das universidades seniores é promover o envelhecimento ativo e a aprendizagem, combater o isolamento da população idosa, evitar a exclusão social e fomentar a intergeracionalidade, através de um vasto e diversificado conjunto de atividades.

Em Portugal, segundo dados da RUTIS (Rede de Universidades Seniores),existem 300 entidades deste género que acomodam mais de 45 mil alunos e 5 mil e quinhentos professores voluntários.

Como referimos anteriormente, a idade mínima de entrada são os 50 anos e o valor médio nacional das mensalidades é de 12 euros.

As aulas decorrem em horário laboral, durante a semana, seguindo o calendário escolar (abrem em Setembro/Outubro, fecham no Natal, Carnaval e Páscoa e encerram em Junho/Julho). 

Que atividades oferecem as Universidades Seniores?

A oferta é vasta e compreende atividades tão diversas como aulas, oficinas, concursos, visitas guiadas, exposições, tertúlias, sessões de esclarecimento, teatros, caminhadas, rastreios, sessões de cinema, palestras, colóquios, festas ou saraus.

A RUTIS desenvolve anualmente uma série de actividades destinadas aos seniores, das quais se destacam:

– Festivais de Teatro Sénior;

– Festivais de Grupos Musicais Seniores;

– Gala de Dança e Gala de Dança Regional;

– Festival de Desporto Sénior;

– Comemorações do dia nacional das UTIs, 21 de Maio;

– CRIA55, Festival de Criatividade, Arte e Talento Sénior;

– Concurso de Cultural Geral;

– Marchas Seniores;

– Festa de Final de Ano.

Oferta educativa

Todas as universidades que fazem parte da RUTIS têm a obrigação de incluir nos seus programas pelo menos três das seguintes áreas: Ciências Sociais e Humanas; Informática; Artes; Mobilidade e Desporto.

Como se percebe, a oferta no campo da educação para idosos é generosa e permite que um aluno possa frequentar aulas de línguas estrangeiras, cultura, literatura, psicologia, filosofia, música, teatro, artes decorativas, pintura, cerâmica, ginástica, dança ou natação.

Traço comum a todas estas áreas lecionadas, está a inclusão de conteúdos programáticos que privilegiam o património cultural nacional, a mobilidade e o bem-estar dos seniores, o intercâmbio de ideias e a utilização de tecnologias, sempre em regime não-formal e sem fins de certificação.

Benefícios

Ao colocar o enfoque no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas, e nos princípios de independência, participação dignidade, assistência e autorrealização, a frequência traz imensos benefícios aos seus alunos, tais como:

– reforço das perspetivas de inserção e participação social;

– melhoria das condições e qualidade de vida;

– aumento dos conhecimentos adquiridos e da melhoria contínua das capacidades de aprendizagem;

–  a adopção de estilos de vida saudáveis, através da prática de exercício físico e de hábitos de alimentação equilibrada;

– sociabilização e manutenção de contactos sociais.

– ajuda a perspetivar projetos e objetivos futuros, promovendo, assim, o aumento da esperança de vida com qualidade e dignidade.

Para além destes benefícios, todos os alunos, professores e dirigentes das Universidades Seniores integradas na RUTIS têm direito a um cartão que lhes dá direito a uma série de descontos:

– 15% de desconto em viagens através da CP (Caminhos de Ferro de Portugal);

– 10% de desconto em visitas ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia (é necessário apresentar igualmente o Cartão de Cidadão);

– 10% de desconto nos consumíveis alternativos Premium, da empresa MrToner24, assim como o envio gratuito na primeira encomenda;

– 32% de desconto em cuidados ao domicílio (Plano OldCare Cuidado) e 17% de desconto em produtos de higiene e ajudas técnicas na loja online da OldCare Medical.

Estes cartões têm a validade de três anos letivos e dão ainda acesso às instituições, museus e unidades hoteleiras com quem a RUTIS mantém protocolos e parcerias.


Like it? Share with your friends!