Como sabemos que este ano tudo está diferente, propomos-lhe 6 ideias adaptadas à circunstância atual para que seja possível celebrar Halloween na escola.

Também conhecido por muitos como o Dia das bruxas, o Halloween festeja-se de 31 de outubro para 1 de novembro e em muitas escolas, principalmente com os alunos mais pequenos, são desenvolvidas quase sempre, atividades lúdicas relacionadas com o tema.

Assim, é importante saber continuar a motivar os alunos para esta festividade tão aguardada (ainda que a pandemia possa obrigar a algumas restrições e, naturalmente, respeitando-as).

Fique connosco e conheça algumas propostas que irão tornar este dia na escola mais divertido.

DESCUBRA 6 IDEIAS PARA FAZER NO HALLOWEEN NA ESCOLA

Este ano não é exceção e, por isso mesmo, preparamos um artigo com algumas ideias para o Halloween na escola. Mas antes de mais, é importante conhecermos o seu significado.

Sabia que “Halloween” é um termo inglês abreviado, que deriva de “Hallow evening”? Pois é. No fundo significa “noite sagrada”, sendo esta a definição da festa nos países anglo-saxónicos. E, contrariamente ao que muitos pensam, a origem desta celebração está pouco relacionada com os Estados Unidos.

Na verdade, a tradição começou há cerca de 2000 anos, com o povo celta de França e das Ilhas Britânicas. Para esses povos, o último dia de outubro era festejado com o feriado de “Samhain”, considerado como o último dia de verão e o início do Ano Novo Céltico.

Para que consiga ter uma noção, a principal lenda celta relacionada com esta festividade relatava que naquele dia, todos os espíritos das pessoas que tinham morrido durante esse mesmo ano, voltariam em busca de corpos vivos para os possuírem e viverem durante o ano.

É por este mesmo motivo que vemos pessoas mascaradas de fantasmas, bruxas, curandeiros, freiras, zombies, entre muitas outras fantasias do género. No fundo, o Halloween é um dia diferente festejado também nas escolas espalhadas por todo o país.

Por isso, se ainda não tem ideias para o Halloween na escola, atente nas nossas e divirta-se com os seus alunos.

enfeites de halloween com rolos de papel higiénico

1 -Ensine uma canção aos seus alunos

São muitos os temas musicais que têm por base esta festividade. Escolha um que entre facilmente no ouvido e ensine-o aos seus alunos, para que possam cantar juntos e começar da melhor forma a diversão!

Poderá encontrar dezenas de opções e sugestões online. Escolha a mais adequada ao nível de escolaridade dos seus alunos.

2 -Prepare uma dramatização de uma história de Halloween

Se está sem ideias para o Halloween na escola, esta é uma solução excelente, ainda por cima numa altura destas.

Como sabemos que existem várias regras de segurança nas escolas impostas devido ao novo coronavírus, a preparação de uma pequena dramatização de um conto bem assustador é uma boa ideia para deixar os seus alunos divertidos e entusiasmados.

Como alternativa, pode ainda pedir aos alunos ideias diferentes e criar uma pequena dramatização à qual possam assistir. Certamente que fará tremer toda a plateia e não irão faltar gritos de medo!

3 -Visualize, com os alunos, um filme adequado

Outra ideia para o Halloween na escola é a visualização de um filme. Claro que não aconselhamos um filme de terror porque as crianças ficariam assustadíssimas. Mas já pensou num filme de animação que esteja relacionado com a época?

Duas ideias:

  • “A família Addams”: um filme muito divertido e icónico baseado na família mais arrepiante do Halloween. De uma forma geral, este filme redefine o que significa ser um bom vizinho;
  • “O estranho mundo de Jack”: o Rei das abóboras, Jack Skellington, cansa-se de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e aguarda ansiosamente para espalhar a alegria no Natal. Trata-se de um filme divertido e indicado para crianças acima dos 4 anos.

4 -Decore, com os alunos, as portas da sala de aula

Defina os materiais que deve dar a cada aluno para fazer o seu enfeite. Oor exemplo: pedaços de cartolina, papéis coloridos ou material de pintura. Depois, peça a cada aluno para levar tesoura, lápis ou canetas para que possa, no seu lugar, criar algo único para o Halloween.

Quando colocarem mãos à obra e observarem o resultado na porta da sala de aula, verá que terão sorrisos enormes e que o espírito do Dia das Bruxas está mais do que presente!

Faça com que a originalidade seja a palavra de ordem!

5 -Desenvolva uma atividade ao ar livre, se possível

Já pensou em aproveitar o recreio da escola para fazer uma atividade de Halloween com os seus alunos? Pode, por exemplo, fazer um “caça à abóbora”!

Antes da aula começar, esconda duas ou três abóboras numa zona do recreio que a turma possa frequentar por uns minutos. Depois, dê as indicações aos mais pequenos para que saibam o que devem encontrar.

6 -Promova o enriquecimento cultural dos seus alunos

Se os seus alunos já são mais velhos e o objetivo é comemorar o Halloween apenas no contexto de sala de aula, divida, nas aulas anteriores, a turma em grupos e proponha a cada grupo a pesquisa de questões diversas ligadas ao Halloween.

Cada grupo deverá ter uma pesquisa específica a cargo: história do Halloween, curiosidades, Halloween no mundo, etc. No dia de Halloween, cada grupo apresentará o resultado da sua pesquisa. Os membros de cada grupo poderão, por exemplo, ir vestidos a rigor de acordo com o dia.

Estas são as 6 ideias para o Halloween na escola que lhe propomos. Seja original e surpreenda os seus alunos com algumas destas atividades. Faça deste Halloween o mais surpreendente e assustador de sempre!


Like it? Share with your friends!