fbpx

Não é preciso recorrermos a exemplos grandiosos como a construção das pirâmides do Egipto para percebermos a força do trabalho em equipa na construção das sociedades.

Também no trabalho de todos os dias, a força do trabalho em equipa é importante para que as micro-sociedades chamadas empresas se desenvolvam e prosperem para benefício de cada um dos seus membros.

É usual dizer-se no futebol que um jogador pode ganhar um jogo, mas um coletivo ganha campeonatos.

À sua medida, é isto que acontece numa organização. A criatividade de um trabalhador pode resolver um problema pontual, mas trabalhar um processo, resolver os problemas que dele podem advir e que são, na maioria dos casos, intersecionais é sempre um trabalho coletivo.

Ao longo das próximas linhas, vamos guiá-lo pela importância do trabalho em equipa para profissionais, empresas e organizações.

Importância do Trabalho em equipa

Destacam-se, entre outros, como benefícios do trabalho em equipa:

  • Eficiência

É humanamente impossível que o CEO de uma cadeia de hipermercados abra todas as superfícies comerciais do seu grupo pela sua própria mão.

Assim, não só neste exemplo, como em tantos outros que envolvem economia de escala ou não, dividir tarefas complexas em pequenas unidades mais simples que trabalhem de forma complementar, contribuem para que se atinja um objetivo maior em menos tempo.

Ao dividir um trabalho complexo em unidades mais pequenas e especializadas promove-se, igualmente, o desenvolvimento de competências especializadas, atribuindo tarefas muito específicas a profissionais que estarão mais aptos para o fazer (melhor e mais rápido) do que outros.

Daqui acaba por resultar não só um maior compromisso de cada um em função de um bem maio, como um aumento da produtividade e redução dos custos.

  • Inovação mais rápida e profunda

Ideias isoladas são sempre isso mesmo, ideias isoladas. Permitem resolver um problema específico, mas dificilmente conseguem aportar inovação a todos os departamentos de uma empresa.

Não sendo despiciendo que uma ideia isolada possa ser a catalisadora de uma catadupa de outras ideias que coloquem em marcha um processo de desenvolvimento e inovação em toda a estrutura organizativa e produtiva, nada se consegue sem trabalho em equipa.

Quando se trata de uma equipa, um projeto estimula o confronto de múltiplas perspetivas, competências e experiências em simultâneo. Uma abordagem em equipa poderá assim originar uma inovação mais rápida e profunda.

Para além disto, o trabalho em equipa promove o envolvimento ativo dos profissionais com os seus processos cognitivos, ajudando-os a clarificarem as suas ideias e a participarem na discussão e do debate com outros membros.

  • Maior Responsabilidade e Automonitorização

Como o trabalho em equipa subentende uma descentralização do poder, a responsabilidade individual é acrescida.

Tal como a defesa de uma equipa de futebol tem que defender bem para que o processo ofensivo resulte em golos, o trabalho em equipa acaba por promover a responsabilidade individual de cada um dos seus elementos nas etapas de elaboração, decisão e execução de um determinado projeto ou trabalho.

E quando uma dessas partes esmorece ou desmotiva? Aqui entra a automonitorização. Cada elemento de uma equipa é responsável pelo resultado conseguido pelo todo, isto implica que se um dos membros do coletivo se deparar com algum desafio ou constrangimento, os outros membros terão à partida o conhecimento e a motivação para o ajudar a melhorar.

O trabalho em equipa proporciona um feedback imediato aos profissionais por parte dos seus colegas, sobre a sua eficácia e progresso, a partir da observação do trabalho individual e em grupo.

  • Promove processos de aprendizagem simbióticos

Sem estímulos diferentes e outras perspetivas sobre um mesmo assunto, estamos condenados às nossas capacidades e limitações.

O trabalho em equipa promove exatamente o contrário. Ao juntarmos num mesmo projeto um grupo de pessoas com capacidades diferentes, o espirito de entreajuda e aprendizagem será estimulado e promoverá uma mais rápida resolução de problemas, correção de erros e, consequentemente, uma melhoria do desempenho de todos e do grupo.

Além disto, o trabalho em equipa ajudará os seus elementos a desenvolverem, entre outras, competências essenciais, como a comunicação oral e escrita, a resolução de conflitos ou a escuta ativa.

  • Promove um ambiente organizacional positivo

O sucesso de um trabalho em equipa não tem apenas implicações positivas para a empresa. Para além dos ganhos em confiança e respeito pelos seus pares, cada individuo do grupo colhe motivação, autoestima e autoaceitação.

Este clima de apoio mútuo no domínio de uma empresa tem um impacto direto no desempenho, na produtividade, e na qualidade das tarefas realizadas.


Like it? Share with your friends!