Como sabemos, o Natal está a chegar e com ele vêm também as atividades de Natal para educação infantil. Trata-se de uma época especial para a família e principalmente para os mais pequenos que, com a chegada do mês de dezembro, começam a contagem para o grande dia.

No entanto, enquanto esse dia não chega, é preciso manter as crianças entretidas, especialmente durante as férias nesta quadra especial. E este ano mais do que nunca, é importante que as crianças se afastem um pouco da pandemia que se vive e que se distraiam com atividades engraçadas.

Se anda à procura de ideias de atividades de Natal para educação infantil, continue a ler conheça as nossas sugestões. Desde a criação de enfeites, passando pela escrita de histórias de Natal até atividades pedagógicas, estas são algumas ideias.

6 PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE NATAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

1 -Crie, em conjunto com as crianças uma história de Natal

Em vez de usar uma história já conhecida, poderá ser muito mais engraçado sentar-se com as crianças e criar uma história de natal em conjunto. Poderá, por exemplo, utilizar ideias de cada uma das histórias de natal mais conhecidas.

Esta atividade desenvolve a criatividade, ao mesmo tempo que pode ser usada para a criação de valores nos mais pequenos, como a solidariedade e a amizade, por exemplo.

Depois de criada, a história poderá ser representada pela turma e se os encarregados de educação derem o seu consentimento, poderá ser gravada na sala de aula para que consigam visualizar o trabalho desenvolvido pelos seus mais pequenos através do digital.

2 -Atividades para colorir

Esta é uma das atividades de Natal para educação infantil mais recorrentes. Afinal, todas as crianças gostam de colorir desenhos, especialmente se estiverem relacionados com alguma época festiva.

Existem inúmeros desenhos para colorir disponíveis para download na internet, desde um boneco de neve, ao pai natal, as renas ou até mesmo uma árvore de natal cheia de pormenores para colorir.

No final desta atividade, os desenhos coloridos pelos alunos poderão ser expostos na sala para que todos possam ver a sua arte exposta durante o tempo de aula.

3 -Prepare uma hora do conto

A época natalícia pede um bom conto que cative os mais pequenos. Por isso, preparar uma hora do conto pode ser uma ideia diferente e interessante.

Não sabe como fazer? Opte por formar uma roda com as crianças e leia uma história de Natal, aproveitando algumas ilustrações. Temos 2 propostas de histórias e lendas para contar aos mais pequenos:

  • O pinheirinho de natal: “conta a história que na noite de Natal, junto ao presépio, se encontravam três árvores: Uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. As três árvores, ao verem Jesus nascer, quiseram oferecer-lhe um presente. A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz. As estrelas do céu, ao verem a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e adornando o pinheiro que assim se ofereceu ao menino Jesus.”;
  • A lenda dos Reis Magos: “num país distante viviam três homens sábios que estudavam as estrelas e o céu. Um dia viram uma nova estrela muito brilhante, mais que as restantes, e souberam que algo especial tinha acontecido. Perceberam que nascera um novo rei e foram até ele. Gaspar, Melchior e Baltazar, os três reis magos, levavam presentes e seguiram a estrela que os guiava até que chegaram à cidade de Jerusalém. Aí, perguntaram por Jesus, o novo Rei dos Judeus que tinha nascido, pois tinham visto a estrela no céu. Quando o rei Herodes soube que estrangeiros procuravam um bebé, ficou zangado e com medo. Os Romanos tinham-no feito rei a ele, e agora diziam-lhe que nascera outro rei, mais poderoso. Então, Herodes reuniu-se com os três reis magos e pediu-lhe para lhe dizerem quando encontrassem essa criança, para ele também poder adorá-la. Os reis magos concordaram e partiram, seguindo de novo a estrela, até que ela parou e eles souberam que o novo Rei estava ali.”.

4 -Crie de postais de Natal

Com a quadra natalícia a aproximar-se, recorra aos tradicionais postais de natal para felicitar familiares e amigos distantes. Esta é uma boa ideia para fazer com as crianças e promover a criatividade infantil. E, pode sempre digitalizá-los para que possa enviar pela internet aos seus entes mais queridos, se preferir.

Aproveite para explicar que existem outras formas de comunicar para além dos telemóveis e computadores (apesar de sabermos que atualmente a comunicação se tornou mais fácil devido ao digital).

Também poderá sugerir que criem postais para os colegas da escola que, depois, poderão ser também enviados para o email dos pais ou por correio, por exemplo.

5 -Conceba um mural de enfeites, a partir de material reciclado

Pode aproveitar esta quadra para passar também uma mensagem ecológica sobre a importância da reciclagem. Crie com as crianças decorações de Natal para um mural no seu estabelecimento de ensino, criados a partir de material reciclado.

Como sugestão, poderá criar uma base de materiais a usar, como por exemplo, papel reciclado e tampas de plástico. Contudo, devido à pandemia, só deverá utilizar materiais reutilizáveis que possam ser desinfetados na escola para que não haja qualquer risco de contaminação.

Depois, basta orientar as crianças enquanto dão asas à imaginação!

6 -Faça uma atividade de colagem de uma figura à sua escolha

Uma das atividades de natal para educação infantil que também é bastante utilizada, é a colagem de uma figura relacionada com a época.

Por exemplo: escolha uma figura como o pai natal, imprima os desenhos e distribua pela turma. Depois, prepare e entregue um kit para cada aluno com os materiais para cada um utilizar. Este kit pode conter diferentes tipos de papéis e com várias cores, cola, cartolina e canetas.

No final, os resultados são únicos e cheios de criatividade.


Like it? Share with your friends!