fbpx

Se, quando toca o despertador para um novo dia de trabalho, a vontade de sair da cama é nula, o diagnóstico é só um: falta de motivação.

Combatê-la não é fácil, especialmente se nosso emprego está longe daquilo que nos imaginávamos a fazer, mas mesmo quando temos o trabalho dos nossos sonhos, a motivação pode sofrer oscilações.

Para que não deixe que a desmotivação tome conta do seu trabalho, siga as dicas que lhe recomendamos e seja feliz.

Dicas para se manter motivado no trabalho

• Estabeleça objetivos

Estabeleça objetivos e formas de os conseguir atingir. Pode, inclusive, entrar em competição consigo próprio para tentar superar-se a cada dia no trabalho. Saber o que o move e ter a ambição de fazer mais e melhor é uma excelente forma de se manter motivado.

Mas lembre-se, os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo.

• Encontre significado no trabalho

Podemos alcançar todas as metas a e nos propusemos e mesmo assim mantermo-nos desmotivados. Muitas vezes, isto acontece porque não temos um feedback direto do quanto o nosso trabalho impacta a vida dos outros.

É usual ouvirmos alguém dizer que acha que o seu trabalho não muda o mundo para melhor, o que leva a estados de desmotivação profunda, mas há sempre alguém, que não necessariamente o seu patrão, cujo seu bem-estar depende diretamente daquilo que faz.

Saber que está a contribuir para o bem-estar ou melhoria de alguém é um importante fator motivacional no trabalho.

• Estabeleça laços com os seus colegas de trabalho

Para além de um melhor ambiente de trabalho, ao dar-se a conhecer e deixar que os seus colegas de trabalho conheçam vai ajuda-lo a criar vínculos que o podem ajudar a atingir as metas a que se propôs.

Estes laços podem vir, igualmente, a serem-lhe profícuos no futuro. Os seus colegas de hoje podem ser os seus empregadores de amanhã. Por isso, mantenha o contacto com eles, estabelecendo uma rede de networking cada vez mais forte.

• Partilhe experiências e peça feedback sobre o trabalho que realiza

Partilhe experiências e, acima de tudo, opiniões. Até poderá ficar surpreendido com o feedback positivo de uma determinada tarefa que não correspondeu às suas expectativas, ou receber dicas para melhorar e sentir-se mais motivado.

• Tente alterar a sua rotina e peça mais responsabilidades

Não torne o seu trabalho monótono e desmotivador fazendo a mesma coisa, sempre no mesmo dia e à mesma hora. Se o trabalho o permitir, estimule o seu cérebro alternando as suas habilidades e tarefas.

Se o trabalho que desempenha não o desafia, peça mais responsabilidades à sua entidade patronal.

• Organize-se o seu dia de trabalho

Esta dica é especialmente dirigida a trabalhadores freelancer ou em tele-trabalho. Trabalhar a partir de casa, sozinho, pode ter um efeito desmoralizador sobre si se não se organizar.

Crie uma rotina e um horário como se fosse trabalhar para fora, mas assegurando pausas na sua atividade, e mantenha contactos profissionais com colegas ou clientes.

• Mude de emprego

Se já tentou tudo e o problema persiste, talvez esteja na hora de mudar de ares e procurar um trabalho que se enquadre melhor nos seus desejos e ambições.