fbpx

Com a pandemia e a necessidade de restringir deslocações e contacto físico, quem se candidata a um emprego passou a ser chamado para uma entrevista de emprego online.

Apesar de, no concreto, a natureza da entrevista não se ter alterado, a verdade é que o facto de esta se processar através de um meio virtual pode causar constrangimentos de diversa ordem a quem nela participa como candidato.

Para que nada falhe e consiga o tão esperado emprego, tome nota das dicas que temos para si.

Dicas para se preparar para uma entrevista de emprego online

  • Conheça a detalhadamente a empresa e o que a vaga exige

Procure saber mais a respeito da empresa. Visite o seu site oficial, procure opiniões de quem nela trabalha e críticas ao seu funcionamento (em redes sociais, por exemplo) dias ou semanas antes da entrevista.

Hoje em dia as empresas procuram funcionários que se adaptam à sua cultura. A isto chama-se  “fit cultural”. Por essa razão é importante conhecer a missão, visão e os valores da organização.

O mesmo deve acontecer com a vaga em disputa. Saiba detalhadamente os conhecimentos que ela exige. Isto vai auxiliá-lo na altura de responder às questões do entrevistador e num potencial teste de aptidões.

  • Teste a câmara e microfone do seu computador e verifique a ligação à Internet

Para que a Internet não falhe a meio da entrevista ou a sua câmara e microfone não lhe causem mais constrangimentos do que aqueles que uma entrevista de emprego já comportam, deve verificar todas estas dimensões antes de entrar em videochamada com o recrutador.

Assim, para que consiga ter uma conversa fluída sem que o computador ou a internet falhem, realize testes com antecedência.

Para além dos dispositivos e da sua ligação à Internet deve informar-se sobre qual a plataforma em que irá decorrer a entrevista. Se, antes da pandemia, o Skype era a ferramenta mais utilizada para videochamadas, de há um ano a esta parte, as grandes empresas de tecnologia apostaram forte neste tipo de plataformas, como são o caso o Teams e, sobretudo, o Zoom.

Assim, informe-se de antemão sobre a ferramenta que o seu entrevistador escolheu ou sugeriu, e verifique se para si é a melhor opção.

  • Escolha o local da entrevista

Apesar do online lhe dar a possibilidade de escolher onde “montar” o computador e iniciar a videochamada, nem todos os locais se apresentam como uma hipótese viável.

Escolha locais calmos, silenciosos e onde saiba que a conexão à Internet será estável e não será importunado. Atenção ainda à iluminação. Evite a todo o custo aparecer contra a luz.

  • Crie/Utilize um username profissional

Esqueça usernames com números ou piadas, uma entrevista de emprego, ainda que online, é um assunto sério que deve ser encarado com máximo profissionalismo.

Na plataforma de videochamada que escolheram para fazer a entrevista, crie um username profissional e credível. O mais correto passa por criar um username com o seu próprio nome, tal como aparece redigido no currículo. Se o nome já não estiver disponível, acrescente uma referência à área profissional. Por exemplo: “catarinasilva_marketing“.

  • Pontualidade e cuidado na imagem

Nunca é de mais sublinhar a importância de ser pontual. A esta pontualidade “very british” deve juntar um cuidado muito particular com a imagem, ainda que a entrevista se processe de forma online. Lembre-se que, antes de abrir a boca, o aspecto visual é o primeiro a “falar”.

Na altura de escolher a roupa para a entrevista leve em consideração o perfil da empresa e o cargo em questão. Escolha naturalmente o seu look mais “profissional” e com o qual se sente confortável.

  • Olhar diretamente para a câmara

Se numa entrevista de emprego em formato presencial, o olhar é um ponto fundamental, numa entrevista de emprego virtual, todas as atenções estarão na imagem que a câmara transmitirá, o que lhe dará pouca margem de manobra na altura de olhar pela janela ou reagir a um qualquer estimulo que venha de um outro ponto de sua casa.

Dispersar o seu olhar mostra ao recrutador que está alheio e perdido. Assim que a sua entrevista começar, olhe diretamente para a webcam, mostrando confiança ao recrutador.

  • Saiba como partilhar documentos

Durante uma entrevista de emprego online poderá vir a ser necessário partilhar documentos ou links com o seu entrevistador.

Garanta que documentos como o CV estão no ambiente de trabalho do seu PC durante a entrevista e que, caso seja necessário mostrar uma apresentação, um site pessoal ou o seu portfólio online, domine perfeitamente a opção de partilha de ecrã.