fbpx

Mantermos a motivação e o foco no trabalho não é tarefa fácil. A tendência para nos alhearmos do que estamos a fazer e deixarmos a mente vaguear por outros assuntos é comum, mas pode ter uma forte influência na nossa produtividade.

Se esse é o seu caso, venha connosco conhecer algumas dicas que o vão ajudar a manter o foco no trabalho.

Dicas para manter o foco no trabalho

 

  • Organize e priorize as tarefas

De modo a manter o foco no trabalho deve começar por listar as tarefas que tem a seu cargo e organizar e priorizar a sua execução.

Comece por dar prioridade às tarefas com um deadline mais apertado e aprenda a dizer não, quando possível, a tarefas imprevistas que possam surgir.

O nosso cérebro não está preparado para conseguir desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo com a mesma qualidade, por isso quando a nossa atenção está repartida por várias coisas, somos menos eficientes e, consequentemente, menos produtivos.

Para além da organização e priorização, tente perceberem que altura do dia é mais produtivo e efetue as tarefas mais exigentes durante essa altura deixando as restantes tarefas para outra altura.

  • Mantenha as distracções à distância

Eliminar as distrações é essencial para manter o foco.

Evite um local de trabalho com muitos estímulos visuais e sonoros (quando em teletrabalho), coloque o telemóvel em modo silencioso e, sempre que possível, desative as notificações das redes sociais.

  • Faça pausas

A concentração não é um botão que se liga e desligue conforme a nossa conveniência. Existem muitos fatores que concorrem para que a nossa concentração se mantenha em alta durante o trabalho, mas nenhum é mais importante do que o descanso.

Brinde-se com pausas frequentes, elas acabam por ter um impacto extremamente positivo na sua produtividade. Vá à rua durante dez minutos ou coloque os headphones e oiça música durante alguns momentos.

Intercalar o trabalho com pausas hora a hora e aprender a “desligar” a horas certas pode melhorar drasticamente o foco e a produtividade.

  • Faça da tecnologia um aliado

Apesar de estarmos constantemente “ligados à corrente”, a tecnologia pode ser um excelente aliado na manutenção do foco e dos níveis de motivação no trabalho.

Ferramentas de produtividade como o Google Now ou o TomatoTimer são bons exemplos disso mesmo.

Enquanto a primeira é uma aplicação que pode ser descarregada para smartphones, tablets e notebooks e desempenha a função de assistente pessoal (faz pesquisas na Internet, envia mensagens e toma notas através de um comando de voz), o segundo é um relógio baseado na metodologia Pomodoro que sugere que você se concentre numa única tarefa por 25 minutos.

  • Trabalho é trabalho e conhaque é conhaque

Este ditado popular significa, tão-somente, que deve separar o aquilo que é do âmbito laboral da sua vida pessoal.

Por exemplo, se está em teletrabalho deve deixar os fins-de-semana para si e para a sua família.

Ainda que se encontre nesta situação, continue a cumprir os horários de “entrada” e “saída” que tinha como habituais e evite o seu telemóvel pessoal no horário que estabeleceu para trabalhar, devendo também desligar o seu telefone do trabalho nas horas em que já não se encontra a trabalhar.

  • Autodiscipline-se

Apesar de todas as dicas que anteriormente lhe deixamos, nada conseguirá se não for autodisciplinado. Se isso for difícil para si, confie a tarefa de o “chamar à terra” num colega de trabalho.

Estabeleça objetivos e partilhe-os com essa pessoa, que deverá ter o papel de o responsabilizar sempre que não estiver a cumprir os objetivos que traçou, sejam pausas a cada duas horas ou listas de prioridades.


Like it? Share with your friends!