As empresas têm adotado a estratégia de teletrabalho de forma a manter a economia ativa e ao mesmo tempo assegurar o bem-estar dos colaboradores, evitando que estes estejam durante o dia num espaço fechado em contato com várias pessoas.

Conheça e siga as dicas essenciais que os profissionais devem colocar em prática para conseguirem ter uma maior produtividade em regime de teletrabalho.

Lista de Tarefas

Criar uma lista de tarefas obriga-nos a ter um método e saber o que priorizar e cumprir diariamente. Isto irá fazer com que se sinta motivado e que consiga realizar o seu trabalho nas datas e horas previstas de entrega.

Ao criar a sua lista de tarefas tenha em mente que serão concretizáveis. Não faça uma lista exagerada se depois não for capaz de cumprir. Tenha em conta o tempo que tem e dê prioridade ao que é mesmo importante ou urgente.

Rotina de Teletrabalho

Se para alguns o facto de estar em casa e em silêncio, sem ruído de fundo é uma ótima forma de concentração, para outros tudo pode ser considerado um motivo de dispersão e distração.

Por isso, mantenha a sua rotina de trabalho. Opte por começar a trabalhar às horas que o faria se estivesse no seu local de trabalho. Estar em casa não é sinónimo de férias e por isso cumpra com o seu plano de trabalho, faça as pausas necessárias e esteja sempre pronto para dar resposta aos seus colegas de trabalho.

Se todos os seus colegas cumprirem com os horários de trabalho será mais fácil terem uma maior produtividade e a rentabilidade da empresa não será afetada.

Se tiver os seus filhos em casa, opte por implementar neles o mesmo sistema de trabalho. É importante que estes sintam que “isto não são férias”, faça um calendário para que sejam estabelecidas rotinas diárias. Assim estará também a entretê-los e fica com mais tempo para se concentrar.

Contato durante o teletrabalho

Com a capacidade tecnológica que temos atualmente, a sensação de isolamento consegue-se dissipar um pouco com as ligações digitais que nos facilitam o contato mesmo a longas distâncias.

O contato durante o teletrabalho é uma medida que promove a interação entre todos e facilita resolver os problemas que possam existir durante o período laboral. Medidas como esta promovem um trabalho eficaz e fazem com que sejamos mais produtivos, pois deixamos de ter a sensação de que estamos sozinhos e que o período em que estamos em casa remete para um ato de solidão ou mesmo para uma a falsa sensação de liberdade.

Sempre que estiver a trabalhar comece por ativar os botões que o identifiquem como ativo, de seguida cumprimente os seus colegas ou envie mensagem para que eles saibam que o seu dia de trabalho começou.

Fazer Pausas

Tente perceber quanto tempo é que o seu corpo consegue ser produtivo e quando é que começa a “quebrar” e a necessitar de fazer pausas. É fundamental que pare um pouco o seu trabalho para que não entre em burnout, que pode ser agravado com o facto de o seu local de lazer ser também o seu local de trabalho.

Opte por definir um “horário das pausas” e aproveite para fazer telefonemas, comer, beber café ou mesmo ir às redes sociais… Sim as redes sociais! Se definir esse períodos de pausa não irá sentir tanto a tentação de mexer no telemóvel enquanto espera por um email.

Ambiente de trabalho adequado

O primeiro passo para quem faz teletrabalho é criar uma área em casa totalmente destinada para esse efeito. Um espaço apropriado e que tenha iluminação natural deve ser privilegiado.

Opte por ter a secretária perto de uma janela para que consiga ter durante o maior tempo possível a claridade e assim evitar ter que ligar as luzes, reduzindo o consumo da eletricidade.

Pode também adequar este espaço para mais pessoas que estejam em sua casa na mesma situação. Se todos trabalharem no mesmo espaço estarão a incentivar a produtividade do trabalho mutuamente.

Largar o Pijama

O facto de pensarmos que vamos passar o dia todo em casa não nos traz motivação para nos arranjarmos e nos vestirmos, afinal de contas “Quem é que se arranja para estar fechado em casa?”.

Não se vista apenas para as vídeo chamadas enquanto trabalha. Se mantemos as nossas rotinas, escolher a roupa e vestir-se é uma das tarefas do dia. Pense que a vantagem de estar em casa é que pode utilizar uma roupa mais desportiva para trabalhar. Tire-a do armário e use-a.

Para os que sentem mais dificuldades neste passo, comecem por optar tomar banho de manhã e preparar logo a roupa que vai vestir depois irá ver que o facto de ter tirado o pijama já é meio caminho andado para o largar de vez.

A única desculpa é que pode andar de pantufas em vez dos sapatos apertados, saltos alto ou dos ténis.


Like it? Share with your friends!