Não há uma segunda hipótese de causar uma primeira boa impressão. Esta frase feita, adequa-se na perfeição ao momento em que abrimos a porta do gabinete onde decorrerá a nossa entrevista de emprego, mas não se esgota nesse momento. Afinal de contas, de que serve uma boa primeira impressão sem a necessária continuidade até ao fim da entrevista?

Para brilhar na entrevista de emprego, você não tem unicamente que se preocupar em comparecer no local da entrevista à hora marcada. A roupa que utiliza, a forma como responde, a linguagem corporal e o conhecimento da vaga à qual se candidata são fatores fundamentais para ter sucesso e ficar com o emprego.

Se quer arrasar e conquistar o lugar, tente cumprir com as dicas para entrevista de emprego que lhe deixamos de seguida.

Dicas para arrasar numa entrevista de emprego

Conheça detalhadamente a empresa e o que a vaga exige

Procure saber mais a respeito da empresa. Visite o seu site oficial, procure opiniões de quem nela trabalha e críticas ao seu funcionamento (em redes sociais, por exemplo) dias ou semanas antes da entrevista.

Hoje em dia as empresas procuram funcionários que se adaptam à sua cultura. A isto chama-se  “fit cultural”. Por essa razão é importante conhecer a missão, visão e os valores da organização.

O mesmo deve acontecer com a vaga em disputa. Saiba detalhadamente os conhecimentos que ela exige. Isto vai auxiliá-lo na altura de responder às questões do entrevistador e num potencial teste de aptidões.

Treine o que dizer

Saber o que dizer numa entrevista é fundamental. Por isso, deve ir treinando o seu discurso e postura nos dias anteriores à entrevista.

Pontualidade e cuidado na imagem

Já o dissemos anteriormente, mas nunca é de mais sublinhar a importância de ser pontual. A esta pontualidade “very british” deve juntar um cuidado muito particular com a imagem. Lembre-se que, antes de abrir a boca, o aspeto visual é o primeiro a “falar”.

Na altura de escolher a roupa para a entrevista leve em consideração o perfil da empresa e o cargo em questão. Muitas empresas já adotam uma cultura de “no dress code”, ou seja, sem código de vestimenta ou uniforme. Já outras exigem roupas mais formais.

Se tomou atenção à primeira dica, saberá em qual dos dois tipos se enquadra a empresa em questão.

Confiança e Autoconhecimento

Normalmente, os dois andam de mão dada. Ao ter uma noção exata de quais as suas qualidades e defeitos, dominará de melhor forma a resposta às perguntas que lhe serão feitas e não será apanhado pelo nervosismo.

Alguns recrutadores têm por hábito questionar quais suas qualidades e defeitos para avaliar o seu autoconhecimento.

Num e noutro caso, evite clichés e responda com sinceridade. No campo das qualidades avalie e exponha avaliando aquelas das quais se orgulha e possam ajudar no trabalho em questão, enquanto nos defeitos deve sinalizar as dificuldades que sente ou sentiu e a forma como as ultrapassou ou pensa ultrapassar.

Tenha atenção à sua linguagem corporal

Até pode estar a ser brilhante na entrevista, mas se o seu corpo mostra que está nervoso ou assinala dúvida, o entrevistador vai perceber.

Tenha sempre em mente que é fundamental que a sua linguagem corporal não transmita uma mensagem errada aos seus recrutadores.

Utilize o Método STAR

O STAR consiste numa estrutura de resposta que lhe permitirá contar brevemente a sua história e as suas conquistas. O nome STAR vem das iniciais “situação”, “tarefa”, “ação” e “resultado” e ajuda a sintetizar adequadamente as suas principais competências como, por exemplo, o trabalho em equipa ou se tem um perfil de líder.

Honestidade e clareza

Discurso claro e honesto. Com o trabalho de casa bem feito, não terá razões para mentir.

Lembre-se que ao proferir alguma informação falsa poderá gaguejar. Demonstrações de insegurança como esta são imediatamente identificadas pelo recrutador.

Faça Perguntas no Final

É quase da praxe um entrevistador perguntar ao candidato se tem alguma dúvida no final da entrevista. Nesta situação, aproveite a oportunidade para reforçar o interesse na empresa com uma pergunta pertinente como por exemplo: “como define a filosofia da empresa?”


Like it? Share with your friends!