fbpx

Apesar de nos estarmos a aproximar das festividades de Natal, já pode ir tirando da cabeça aquele jantar de empresa que proporciona sempre momentos para mais tarde recordar ou, dependendo da perspetiva, para esquecer.

Este ano, devido à pandemia, é mesmo para esquecer. Existem limitações ao número de pessoas por mesa nos restaurantes e os convívios são altamente desaconselhados. Apesar de tudo isso, há formas de, com alguma criatividade e adaptação, as empresas darem a volta ao texto e proporcionarem aos seus trabalhadores momentos de boa disposição e companheirismo.

Fiquem com algumas sugestões de como celebrar as festividades Natal na sua empresa de forma alternativa:

Atividades natalícias alternativas para empresas em tempos de pandemia

Sessão de cinema corporativa

Não se podem fazer jantares com a pompa e circunstância de outrora, mas ainda se pode ir ao cinema. Já é possível alugar salas de cinema para eventos corporativos e prepara-la para proporcionar a todos os trabalhadores da empresa uma tarde de cinema natalício com snacks natalícios a acompanhar.

No entanto, todos deverão ficar separados de modo a cumprir a distância social.

Festa/jantar de Natal Virtual

Caso o Cinema não seja muito apreciado pelos quadros da empresa, o domínio virtual apresenta uma infindável panóplia de opções. Uma delas é fazer uma festa de Natal online.

Para apimentar a festa pode-se adaptar o jogo do “amigo secreto”, fazer competições por videochamada ou até levar a cabo um bingo online com bebidas à mistura.

Se se optar por um jantar, é interessante que cada elemento da empresa tenha que estar vestido com alguma roupa alusiva ao Natal ou utilize uma bandolete de rena na cabeça. Pode, inclusive, fazer um concurso para a vestimenta mais original de Natal.

Em alternativa, a empresa pode sempre utilizar este jantar alternativo para ajudar uma boa causa incentivando a doação de dinheiro ou bens (roupa, brinquedos,etc.) a uma associação ou causa social.

Amigo Secreto Online

Na seguimento do que referimos no ponto anterior, porque não continuar a fazer o tradicional Amigo Secreto e entregar um presente secreto através dos correios.

Bebidas, bingo!

Não há jantar, mas a folia pode passar para o online. Os ingredientes são o jogo do bingo, snacks e bebidas enviadas antecipadamente para cada trabalhador e deixe o “cozinhado” ferver em lume brando

Quer se ganhe, quer se perca, não faltarão motivos de alegria ao longo da noite.

Noite de karaoke virtual

E se ao bingo juntar o karaoke? As gargalhadas serão, por certo, a dobrar. É importante que todos os trabalhadores participem e que se cantem, pelo menos, algumas músicas de Natal.

Caixa de ofertas

A empresa pode pegar no dinheiro que tinha reservado para as festividades de Natal e utiliza-lo na compra de uma caixa de ofertas para cada um dos funcionários em forma de desafio.

Por exemplo, podem ser oferecidos kit de preparação de bolos com o logo da empresa e patrocinar uma competição pasteleira entre os funcionários para ver quem faz o melhor bolo.

Jogos online

E porque a utilização do digital é incontornável, porque não dar uso às variadas opções de “Escape rooms” online? O objetivo deste tipo de jogo é deslindar os quebra-cabeças que permitem aos competidores escaparem de um cenário onde estão cativos e pode ser jogado por várias pessoas ao mesmo tempo, em tempo real, de forma individual ou em equipas.

Quanto à logística, o mais simples será jogar cada um no seu computador. Caso a empresa queira abrir os cordões à bolsa pode, por exemplo, alugar consolas de jogos para todos.