fbpx

Ler é o melhor remédio e, acrescentamos nós, pode ajudar a acelerar o seu desenvolvimento pessoal. O que nos traz aqui hoje é exatamente isso: livros sobre desenvolvimento pessoal que prometem fazê-lo crescer e dar o melhor de si ao mundo.

Tal como fazer exercício físico ou ter uma alimentação cuidada ajuda ao equilíbrio do nosso corpo, o desenvolvimento pessoal, uma atividade mais intelectual, só poderá ser fomentado se, quotidianamente, formos capazes de praticar a introspecção, a autoanálise, o estudo ou a leitura.

A mente é o motor de tudo isto e o seu alimento favorito é a leitura. Por isso, escolhemos cinco livros que prometem nutrir não só o seu cérebro, como dar um impulso decisivo ao seu desenvolvimento pessoal.

Livros que prometem dar um impulso positivo ao seu Desenvolvimento Pessoal

  • “Inteligência Emocional” de Daniel Goldman

Apesar de nem sempre fazer parte da lista de livros “obrigatórios” quando o tema é o desenvolvimento pessoal, “Inteligência Emocional” de Daniel Goldman é como uma espécie manual, em forma de estudo científico, sobre esta temática e onde poderá encontrar as ferramentas para trabalhar a sua inteligência emocional.

Para além de trabalhar a sua inteligência emocional e até educar os seus filhos a ter competências para gerirem as suas próprias emoções, este livro dá-lhe ainda dicas sobre como melhorar o seu dialogo interno e gerar empatia com os outros.

  • “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie

Este livro de Carnegie é aquilo a que se pode chamar um “clássico” nos livros sobre desenvolvimento pessoal. Escrito há quase 90 anos, “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é de fácil leitura e oferece-lhe de bandeja uma série de pequenas regras que, quando aplicadas no seu dia-a-dia, podem alterar de forma decisiva o rumo das suas relações profissionais a seu favor.

  • “O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari” de Robin Sharma

Ao longo das páginas de “O Monge que Vendeu o Seu Ferrari”, o escritor canadiano Robin Sharma conta a história de um homem rico que decidiu dar uma volta de 180º graus à sua vida e transformar-se num monge.

Apesar dos claros paralelismos com a mensagem de “Sidarta” de Herman Hesse onde este autor conta a história de um rico príncipe que escolhe a via do despojamento para tentar encontrar o verdadeiro sentido da vida e, no percurso, transformar-se no primeiro Buda, Sharma quer fazer do seu livro não apenas um punhado de frases inspiradoras, mas também uma espécie de apelo ao empoderamento de cada um de nós. 

  • “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey

Se há títulos que dizem logo ao que o livro vem, este é um deles. Apesar de muito técnico, “Os 7 Hábitos das Pessoas altamente Eficazes” de Stephen Covey é um guia que tem como objetivo ajudar as pessoas a serem mais produtivas e a encararem as suas vidas de outra perspetiva.

Leia este livro com muita atenção, tome notas, faça os exercícios de reflexão e verá como este pequeno investimento irá ter um impacto muito positivo na sua vida.

  • “O Poder Sem Limites” de Tony Robbins

Tido como “o guru do desenvolvimento pessoal”, Tony Robbins procura ao longo deste livro ensiná-lo, qual Pangloss em “Cândido” de Voltaire, a conquistar a melhor vida que pode ter, com a qualidade que merece.

Através de conteúdo científico e exercícios bastante profundos, o autor vai guiá-lo a programar a sua mente de modo a conquistar a excelência e controlar os vários aspetos da sua vida pessoal e profissional.