fbpx

Apesar de a pandemia ter vindo virar o mundo social e laboral do avesso, é importante que, no meio da digitalização da economia e do advento do teletrabalho, consiga parar e definir os seus objetivos profissionais.

À semelhança da razão (logos), que segundo Aristóteles veio colocar ordem no mundo, estabelecer um plano de ação que defina os seus objetivos profissionais irá ajudá-lo a organizar a sua carreira e dirigi-la para as metas a que se propôs alcançar.

Dito isto, a pergunta “como definir os meus objetivos profissionais?” surge naturalmente, mas não se preocupe. Ao longo das próximas linhas vamos ajudá-lo a definir os seus objetivos profissionais.

Como definir os seus objetivos profissionais

Antes de partirmos para as dicas que temos para si, lembre-se que os objetivos a se vai propor devem ser bem pensados, realistas, alcançáveis e flexíveis, de modo a que funcionem como um plano orientador para a sua carreira.

Fazê-lo significa não só abrir caminho ao seu crescimento profissional, como também prepará-lo para realizar alterações em função das cambiantes externas ou oportunidades que possam surgir ao longo da sua carreira.

Por tudo o que acabamos de referir, deve estar preparado para moldar os seus objetivos e o rumo da sua carreira e aproveitar as oportunidades que lhe possam surgir pela frente.

  • Defina objetivos de carreira

Como não podia deixar de ser, o primeiro ponto do nosso guia liga-se umbilicalmente à necessidade de definir ou redefinir objetivos de carreira.

Questione-se o que é que o motiva a realizar um bom trabalho, onde se vê daqui por cinco anos e quais são os três requisitos mais importante para aceitar um projeto.

O primeiro passo para fazer o que quer nos moldes em que o deseja começa sempre por ter uma ideia clara do que pretende no futuro.

  • Abrace novos conhecimentos e competências

O saber não ocupa lugar e quando se trata da carreira profissional num mundo em rápida mutação, abraçar novos conhecimentos e competências é essencial.

Verifique se as suas competências estão atualizadas em função das exigências presentes do lugar que ocupa. A falta de competências em sintonia com a revolução digital a que se assiste pode estar a ser uma das razões porque ainda não atingiu aquilo a que se propôs.

Avalie de forma realista os seus pontos fortes e fracos. Poderá ser útil participar em cursos ou obter certificações para seguir em frente.

  • Avalie o seu emprego atual

A avaliação da sua atual situação laboral é fundamental. Examine o seu emprego e pergunte-se se consegue alcançar os objetivos que definiu para esta função.

Em caso de resposta negativa, tente executar algumas mudanças. Fale com os seus superiores hierárquicos e tente explorar novos contextos dentro da empresa como assumir novas responsabilidades ou mudar-se para um novo departamento.

Se, ainda assim, tudo isto ficar aquém daquilo que definiu no seu plano de carreira, para progredir poderá ter que procurar um novo desafio numa outra empresa.

  • Procure uma função melhor

Se já lhe é difícil arranjar motivação para desempenhar o seu trabalho atual, não vê forma da sua entidade empregadora melhorar a situação e aquilo que definiu nos seus objetivos profissionais não se coaduna com a situação que está a viver, estará na hora de mudar.

Caso essa for a sua decisão, certifique-se de que o seu plano de carreira está sempre presente na sua mente. Isto equivale a dizer que deve apenas candidatar-se a empregos que se enquadram na estrutura do seu plano de carreira e lhe dão margem de progressão.

Apesar de estar a limitar o número de oportunidades, as que sobrem serão garantia de que entrará n um projeto no qual está genuinamente interessado(a).

  • Mantenha-se fiel aos seus objetivos profissionais

Estar seguro do que se quer é a grande meta da definição de objetivos profissionais. Manter-se fiel a um plano de carreira tona-o mais focado e entusiasmado com novas oportunidades, caraterística extremamente atrativa para os gestores de Recursos Humanos e irá beneficiá-lo(a) durante o processo de candidatura e no trabalho propriamente dito.

Mas atenção, monitorize o seu progresso e reavalie o seu plano de carreira frequentemente, pois isso assegura que se mantém fiel ao que deseja para a sua carreira.


Like it? Share with your friends!