fbpx

Considera que é produtivo no trabalho? Qualquer que seja a sua resposta, é sempre possível melhorar a qualidade do seu trabalho e, consequentemente, a sua produtividade.

Existem múltiplas estratégias de como ser mais produtivo no trabalho, mas o primeiro passo passará sempre por ser uma pessoa orientada para os resultados.

Esta é o ponto de partida para uma série infindável de outras técnicas que, dependendo da sua criatividade e disciplina, resultarão não só numa maior produtividade, como numa maior satisfação no desempenho das suas funções.

Eis algumas delas. 

Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Aumentar a produtividade no trabalho começa em casa

Antes de se deitar, procure tirar 5 minutos para planear o dia seguinte:

  • Coloque as tarefas por ordem de prioridade.
  • Identifique os seus períodos de maior produtividade
  • Coincida as tarefas mais difíceis com a parte do dia mais produtivo.

Dormir bem

Depois do planeamento feito, procure dormir bem. Uma vez que uma boa noite de sono é essencial para aumentar os seus níveis de produtividade.

Procure não adiar tarefas

Já cantava António Variações que não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Isto evita a acumulação de trabalho e perdas de tempo.

Uma boa estratégia passa por imaginar quantas tarefas teria concluído se não tivesse deixado nada para trás. Ao longo do tempo isto tonar-se-á um hábito e ajudá-lo-á a aumentar a sua produtividade.

Utilize ferramentas de produtividade

Por exemplo, o Google Now. Esta é uma aplicação que pode ser descarregada para smartphones, tablets e notebooks e desempenha a função de assistente pessoal. Assim a partir desta aplicação, o trabalhador pode criar listas de tarefas, fazer pesquisas na Internet, enviar mensagens, fazer chamadas e tomar notas apenas com o comando de voz. Basta dizer o que quer fazer e a aplicação desempenha a tarefa.

Transforme o seu local de trabalho num local confortável e silencioso

Por falar em conforto, quando sentado, deve adoptar uma postura correta. Uma vez que uma boa postura contribui para diminuir o cansaço e impede o surgimento de dores na coluna vertebral e músculos. Dessa forma quanto mais confortável estiver, maior será o seu foco no trabalho que estiver a realizar.

Divirta-se com o que faz

Uma das melhores formas para ser mais produtivo no trabalho é fazer das suas tarefas laborais um momento agradável e divertido. Pode desafiar-se a si próprio cronometrando o tempo que leva a desempenhar as suas tarefas e tentando, posteriormente, bater o seu recorde, por exemplo. Pode ainda implementar um sistema de auto-recompensas para cada meta atingida diária, mensal ou anualmente. Lembre-se, trabalhar por gosto não cansa ou cansa muito menos.

Delegue tarefas

Tentar controlar tudo é extenuante. Assim opte por delegar serviços que possam ser efetuados por outros colegas sem que isto o coloque a si e ao seu posto de trabalho em perigo.

Aprenda a dizer não

A solidariedade entre trabalhadores é boa e deve ser incentivada, mas deve aprender a dizer não a algumas das solicitações. É simpático dizer sim a um colega, mas se já está assoberbado com trabalho, aceitar novas tarefas só vai levar a que nenhuma seja concluída em tempo útil e com qualidade.

Tire férias

Pode parecer contraproducente, mas a realidade mostra que o número de trabalhadores a sofrerem de “burnout” está a aumentar consideravelmente. Tirar uns dias para si e para a família vai ajuda-lo a relaxar e a voltar ao trabalho com uma energia redobrada.


Like it? Share with your friends!