Ainda que trabalhar remotamente não fosse totalmente novidade para alguns, a verdade é que a pandemia pela COVID-19 e as consequentes alterações no mercado de trabalho trouxeram à ordem do dia o conceito de teletrabalho. O Remote Europe é um site que reúne ofertas de trabalho, em países europeus, totalmente remotas que poderá ser uma ajuda para quem procura oportunidades de emprego nestas condições.

Este projeto tem como objetivo apresentar as melhores ofertas de trabalho remoto, artigos, eventos e espaços co-work para os 50 países que constituem o continente europeu.

Apresenta como sua missão ligar pessoas a empresas, ao ser a ponte para os trabalhadores remotos e nómadas digitais europeus. A ideia partiu de três amigos e entusiastas virtuais portugueses que trabalham juntos para empoderar indivíduos e empresas a alcançar sucesso digitalmente.

Continue a ler e saiba mais sobre o projeto Remote Europe e como fazer a pesquisa de oportunidades de emprego remotas. Conheça também três vantagens de trabalhar remotamente.

REMOTE EUROPE: CONHEÇA O PROJETO

Trata-se de um job board dedicado exclusivamente a empregos 100% remotos europeus. O projeto é da autoria de Ricardo Espírito Santo, Diogo Baena e Gonçalo Hall e já conta com mais de 100 ofertas de trabalho.

Uma das razões apontadas pelos criadores é que, até agora, apenas os Estados Unidos beneficiavam de motores de pesquisa focados em ofertas 100% remotas. Na Europa, esta informação encontrava-se dispersa e de difícil acesso.

O Remote Europe vai trabalhar com os 50 países que compõem a Europa, disponibilizando vagas filtradas manualmente, ou seja, poderá não ter muitas ofertas, mas as que terá são de qualidade, garantem os autores.

O job board ainda se encontra na versão 1.0, dispondo de sete categorias de filtro, como o tipo de trabalho ou o “nível de remoto” pretendido, de forma a facilitar a pesquisa. Além da pesquisa de oportunidades de emprego, permite ainda a candidatura direta a partir do site e apresenta ofertas para quem não tenha experiência, como para cargos de maior responsabilidade.

Nas vagas há a opção de fazer report, para que os utilizadores possam informar quando algo não está correto, ou com uma sugestão de melhoria.

A juntar à possibilidade de pesquisa de vagas de trabalho remoto, o Remote Europe também irá disponibilizar artigos sobre o tema, dicas por parte dos recrutadores, bem como de job coachs internacionais. Sendo que neste momento, o foco principal dos três co-fundadores é alargar a listagem de recrutadores, com ofertas especiais para quem se juntar na fase inicial.

A longo prazo, o projeto terá também como objetivo ajudar os governos nacionais europeus e a União Europeia a legislar o trabalho remoto, de forma a ajudar as empresas a enveredar por este modelo de operação mais agilmente e sem constrangimentos legais.

jovem em reunião por computador

VANTAGENS DO TRABALHO REMOTO

Apesar de este modelo de trabalho já existir há algum tempo, tal como é referido pelos criadores do Remote Europe, a verdade é que tem vindo a ganhar uma relevância cada vez maior a nível profissional, tanto no âmbito do trabalho independente como no âmbito do trabalho por conta de outrem.

Seja pelas alterações no mercado de trabalho em contexto de pandemia da COVID-19 ou porque lhe agrada a ideia de poder escolher o ambiente de trabalho em vez de ficar “fechado numa empresa”, a opção ideal para si poderá ser o trabalho remoto.

Confira, a seguir, algumas das vantagens deste modelo de trabalho.

Menos tempo gasto com deslocações

Ter um horário para estar num local de trabalho, dependendo da distância e do meio de transporte, pode implicar acordar bastante cedo para se conseguir vestir, tomar o pequeno almoço e chegar a horas. Tudo isto sem contar com os problemas de trânsito que pode encontrar.

Depois, há também o percurso de regresso que pode, muitas das vezes, dificultar a prática de atividades fora do horário de trabalho por prolongar o tempo de chegada a casa.

Se a sua opção for trabalhar em casa, o seu home office pode bem estar a poucos passos do seu quarto.

Ainda que prefira trabalhar em espaços públicos como a biblioteca, café ou espaço coworking, muito provavelmente a escolha irá recair sobre um espaço próximo de casa.

Assim sendo, diminuir o tempo de deslocações é aumentar um tempo extra nos seus dias.

Trabalhar e viajar

Uma das vantagens do trabalho remoto é, seguramente, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e, mesmo a viajar, consegue cumprir todas as tarefas.

Também é vantajoso pelo facto de também poder trabalhar para uma empresa de qualquer parte do globo.

Horário mais flexível

Outra das vantagens do trabalho remoto é a flexibilidade de horário. Organizando o seu próprio horário, é mais fácil encaixar, a partir das suas tarefas profissionais, outros interesses e atividades.

Também poderá ajudar a planear a sua rotina de trabalho de uma forma mais funcional e de acordo com a sua produtividade, ou seja, se trabalha melhor de manhã ou se é mais produtivo à tarde.

Agora que ficou a conhecer algumas das vantagens de trabalhar remotamente, consulte as oportunidades de emprego do Remote Europe aqui!


Like it? Share with your friends!