É preciso estar atento na altura da selecção e recrutamento para não escolher para a empresa um mau líder. assim, convém estar atento a algumas questões que podem ajudar a evitar uma má decisão.

O líderes precisam de ter a certeza de que estão a avaliar as pessoas da maneira certa

As avaliações de personalidade têm sido bastante utilizadas para se conseguir fazer uma abordagem baseada nos pontos fortes. Este tipo de avaliação revela os pontos onde a pessoa é mais capaz e ajuda a destacar as suas características que vão ajudar num melhor desempenho.

Embora esta não seja uma abordagem má, é preciso mais: os líderes precisam de ajudar os colaboradores a perceber em que aspectos eles não estão bem e o motivo. Precisam também de ajudar os colaboradores a perceber quais os aspectos da sua personalidade que hoje são considerados pontos fortes hoje, mas que, mais tarde podem vir a revelar-se ser um problema, principalmente para possíveis cargos de liderança.

O importante é usar uma ferramenta que o ajude como líder e como profissional de Recursos Humanos, que chegue ao fundo da questão de uma maneira válida, certificando-se de que está a avaliar a pessoa da maneira certa.

É crucial entender o que faz de um indivíduo um líder bem-sucedido

O sucesso de um líder significa que ele é capaz de juntar e de gerir equipas de alta performance. Para tal, é preciso ter atenção e cautela com aqueles que são excelentes promover-se na empresa mas que não geram resultados.

Importa certificar-se de que se está a usar o conjunto completo de métricas de avaliação de pessoas

Competências e carácter determinam a capacidade de gerar resultados, a forma como o colaborador se comporta no trabalho, como obtém os resultados e quais os seus valores.

Não se trata apenas de ter alguém capaz de fazer um trabalho bom do ponto de vista de resultados para o negócio, mas também da maneira como se comporta e como motiva os outros. Quem consegue fazer isso é um bom líder.


Like it? Share with your friends!



RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

Receber ofertas e comunicações por email?

SimNão

Ao registar-se irá receber o nosso e-book