fbpx

Ler é o melhor remédio contra a ignorância. Parece ter sido isto que Gutenberg percebeu em 1450, altura em que decidiu levar a cabo a primeira impressão de um livro em toda a História democratizando, desta forma, o acesso à leitura.

Desde essa data, virtualmente, todo o conhecimento produzido pela humanidade foi vertido nas páginas de milhões de livros, permitindo que sucessivas gerações de pessoas tivessem acesso a informação que, de outro modo, lhes estaria vedada.

Contudo, as vantagens da leitura não se ficam apenas pela aquisição de conhecimentos. Quando se abre um livro ou uma revista, há um novo mundo que se abre perante nós, um mundo que, entre outras coisas, ajuda estimular a criatividade e a reduzir os níveis de stress.

Benefícios da Leitura

• Mantém o cérebro ativo

Tal como um músculo, o nosso cérebro também precisa de ser exercitado para funcionar a 100%. A leitura é uma das melhores formas de o conseguir, pois ajuda-o a manter-se ativo e ágil podendo atuar como fator preventivo em doenças degenerativas como o Alzheimer.

• Desenvolve a inteligência

Quando lê, o cérebro funciona como uma esponja que vai absorvendo tudo por onde os seus olhos passam. Mesmo as informações menos relevantes são armazenadas para que, um dia mais tarde e mesmo que não tenha consciência disso, venham à tona para o ajudar numa qualquer tarefa.

Em 2014, investigadores da Universidade de Edimburgo e da King’s College of London conduziram um estudo com crianças que concluiu que a evolução das capacidades de leitura pode resultar em melhorias nas habilidades cognitivas verbais e não-verbais.

• Exercita a Memória

Ler um romance implica, desde logo, um esforço de concentração para que não perca na trama ou confunda personagens. E enquanto o faz naturalmente e sem esforço, está a exercitar a sua memória. Quanto mais informação apreende e retém mais facilmente consegue recorda os acontecimentos do dia-a-dia.

• Aumenta o seu Vocabulário

Em cada frase, parágrafo ou página, depara-se com um admirável mundo novo de palavras nunca antes lidas. Este input de novo vocabulário é imediatamente registado pelo seu cérebro permitindo-lhe alargar o seu léxico e melhorar a forma como exprime as suas ideias.

• Fomenta o pensamento crítico

Quanto mais se lê, maior será a sua capacidade de estabelecer conexões entre dois factos aparentemente distantes.

• Reduz os níveis de stress e ansiedade

Quando entra de cabeça num livro, desvia o seu foco de tudo aquilo que lhe atormenta a mente e ajuda-o não só a reduzir o stress, como, por vezes, até o faz olhar para a realidade sob uma perspetiva mais positiva e estimulante.

De acordo com uma pesquisa liderada pelo neuropsicólogo britânico David Lewis, da Universidade de Sussex, bastaram seis minutos de leitura para os níveis de stress das pessoas que aceitaram participar diminuírem até 68%, contra um máximo de 61% quando tentaram acalmar através da música, 54% através do chá e 42% através de uma caminhada.

• Aumenta a esperança média de vida

Um estudo da Universidade de Yale, Estados Unidos da América levado a cabo durante 12 anos concluiu que, em média, as pessoas que lêem um livro durante 20 minutos por dia, vivem mais 23 meses em comparação com as pessoas que não o fazem.


Like it? Share with your friends!