fbpx

Não somos peritos em astrologia, a cartomancia não é a nossa especialidade e, gostávamos, mas não temos uma bola de cristal que nos revele o futuro. Podemos não possuir nenhuma destas apetências, mas da análise do passado recente, é fácil retirar indicadores que nos permitam vislumbrar um pouco de quais são as profissões do futuro.

Se isto é válido para todos os setores da sociedade, mais importância adquire quando falamos do mercado de trabalho. No espaço de uma década, a tecnologia e a internet ganharam cada vez mais espaço no nosso dia-a-dia e revolucionaram os postos de trabalho que outrora dávamos como por adquiridos.

Termos como criptomoedas, big data, e-commerce ou impressão 3D passaram a fazer parte do vocabulário corrente e deram azo ao nascimento de novas profissões ligadas, sobretudo, ao mundo digital.

A tendência é para que este novo paradigma se acentue e se torne uma norma. Se quer fazer parte desta revolução, aponte as dez profissões que vão dominar o mercado laboral num futuro próximo.

Profissões do futuro

Analista de dados

profissões do futuro

As empresas que migram para o universo online não têm apenas que se preocuparem com a venda de produtos e serviços. Esta entrada no digital implica, igualmente, a gestão de um elevado volume de dados (transações, registo de clientes, etc.).

Para gerir, organizar e utilizar devidamente esta torrente de informações (Big Data) em prol da empresa (campanhas orientadas de marketing, optimização de processos de compra, etc), exigirá especialistas multidisciplinares com capacidade de trabalhar em equipa e com conhecimento na análise de dados.

Experience designer

profissões do futuro

Antes do desenvolvimento tecnológico chegar ao utilizador, torna-se vital adaptar toda a tecnologia (software ou hardware) para que esta possa cumprir verdadeiramente a sua função.

Estes profissionais têm de conseguir combinar linguagem visual, arquitetura de informação, transparência de utilização, ergonomia visual e física, entre outros elementos.

Especialistas em clima e meio ambiente

profissões do futuro

O combate às alterações climáticas é já um dos grandes desafios do presente e sê-lo-á ainda mais no futuro. Alterar o paradigma de uma economia baseada em combustíveis fósseis estará a cargo de, entre outros, engenheiros ambientais, controladores da pegada de carbono, agricultores verticais de culturas hidropónicas, forças de segurança contra eco delinquentes.

Piloto e controlador aéreo de drones

profissões do futuro

Nascidos no ramo militar, os drones têm vindo ao longo dos últimos anos a generalizar-se e já são utilizados em tarefas de pesquisa e manutenção. Num futuro próximo, estes espantosos equipamentos vão tornar-se o meio preferencial de distribuição e transporte de mercadorias levando a uma procura intensiva por pilotos e controladores aéreos de drones.

Especialistas em Impressão 3D

profissões do futuro

Apesar de já não ser uma novidade e de podermos assistir ao impacto da impressão 3D em alguns setores de atividade, no futuro, esta atividade irá alargar-se a virtualmente todos os ramos económicos e sociais.

Por exemplo, os avanços na medicina beneficiarão da ajuda de profissionais de impressão 3D.

Marketing Digital

profissões do futuro

A aposta nesta área de conhecimento reveste-se de crucial importância nesta era de crescimento do e-commerce e ligações à distância, dado que faz uso de estratégias de comunicação que permitem às empresas não só divulgar e comercializar os seus produtos, como conquistar novos clientes e aprimorar a relação com eles nos canais digitais.

Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM) ou Online product configurators são algumas das ferramentas de que fazem uso os marketeers. Se reunir estes talentos e não se assusta facilmente com a agressividade de um meio extremamente competitivo, não hesite em apostar numa carreira dentro do Marketing Digital.

Especialista em Segurança digital

profissões do futuro

O advento de uma economia de base digital traz consigo uma série de desafios, entre os quais a segurança. Com milhares de milhões de euros e uma maior quantidade de dados a transitar diariamente online, preservar a segurança e confidencialidade dos dados e transações online num universo onde os ataques são cada vez mais frequentes e elaborados é fundamental.

Como não se prevê um retrocesso neste processo de digitalização da vida, a procura por especialistas em segurança digital vai registar um boom nos próximos anos. 

Intérprete de língua chinesa e cultura asiática

profissões do futuro

O Império do Meio, Zhongguo em mandarim, caminha a passos largos para se tornar a maior potência económica mundial.

À medida que os contactos e transações com este gigante asiático se tornam mais frequentes, a necessidade de um profissional possuir um background cultural e linguístico que ajude a fazer a ponte entre o ocidente e o oriente tornar-se-á ainda mais fundamental.

Já hoje, uma das competências mais valorizadas no mercado é o facto de se saber falar mandarim.

Especialistas em criptomoedas

profissões do futuro

A desmaterialização em curso na área dos pagamentos e o previsível enquadramento legal das criptomoedas nos diversos sistemas bancários mundiais, vai levar ao aumento da procura não só por por especialistas nestas moedas digitais, como também de especialistas nos aspetos legais e na segurança de investidores e credores.

Profissionais especializados no setor do Turismo

profissões do futuro

O setor do Turismo está ampla expansão em todo o mundo. A competição entre as empresas do setor é feroz o que exige trabalhadores cada vez mais especializados.

Cozinheiros, gestores de hotelaria e turismo, animadores turísticos, guias turísticos, são algumas das profissões que terão uma maior importância no futuro.


Like it? Share with your friends!